No Principado de Andorra, as Janeiras desafiam o inverno


A tradicional visita das Janeiras pelas ruas do Principado de Andorra vai decorrer a partir do próximo sábado, dia 13 de janeiro, a cargo do Grupo de Folclore Casa de Portugal.

A 17ª edição das Janeiras, a cargo do grupo português sediado no Principado de Andorra, tem início com a participação na Eucaristia na Igreja de Santa Eulália de Encamp, celebração dedicada à família.

Ao finalizar, o grupo apresenta a todos os presentes um breve repertório do canto de Janeiras.

Após a Missa, os elementos seguem para o Restaurante Roc Arnau, administrado por portugueses, que acolhem no seu estabelecimento a tradição portuguesa.

Durante três fim-de-semana (ver cartaz abaixo), os membros do Grupo vão desafiar as temperaturas negativas e as ruas cobertas de neve para levar a cultura popular portuguesa a estabelecimentos comerciais, lares e igrejas do Principado de Andorra, desejando assim um bom ano e prosperidade a todos os que encontrarem.

Após as cerca de vinte visitas programadas, os elementos vão despedir-se de mais uma edição com a visita à Catedral Basílica de Santa Maria d’Urgell, na cidade espanhola da Seu d’Urgell, onde participarão na Eucaristia dominical, presidida pelo Arcebispo e Copríncipe de Andorra, Joan-Enric Vives i Cecília.

No final da celebração eucarística, apresentarão um recital de Janeiras.

O Grupo de Folclore Casa de Portugal, fundado a 1 de maio de 1996, inicia, desta forma, o calendário de atividades de promoção da cultura popular portuguesa no Principado de Andorra, para o ano de 2024, o qual integra também o Festival Internacional de Folclore, em maio, o mercado tradicional “O Feirão”, em Julho, e a participação em eventos organizados pelas diferentes entidades andorranas.


Cartaz das Janeiras em Andorra - 2024


As Janeiras

As Janeiras são uma tradição antiga em Portugal, cujo nome deriva do primeiro mês do ano.

Esta tradição é normalmente realizada durante o período compreendido entre o Dia de Natal e o Dia de Reis (6 de janeiro).

Grupos de pessoas, muitas vezes organizados em ranchos folclóricos ou associações comunitárias, percorrem as ruas das aldeias, vilas e cidades, e vão de porta em porta, cantando as Janeiras.

Geralmente, são grupos de jovens e crianças que formam a comitiva, levando consigo instrumentos musicais, para animar o ambiente.

As canções das Janeiras variam de região para região, mas têm sempre uma mensagem de bons votos e esperança para o ano que se inicia.

Os versos falam sobre a alegria do nascimento de Jesus, a fertilidade da terra, o amor e a amizade entre as pessoas.

Durante as visitas às casas, as pessoas têm o costume de oferecer aos cantadores bolos, doces, frutos secos ou até mesmo dinheiro. Esta tradição é uma forma de agradecer e retribuir a boa vontade e os bons desejos transmitidos através das Janeiras.

Além das visitas domiciliares, as Janeiras também são cantadas em igrejas, escolas e praças públicas, onde se organizam eventos com o intuito de promover a cultura popular e manter viva esta tradição.

A comunidade reúne-se para cantar músicas tradicionais, criando um ambiente festivo e acolhedor.

As Janeiras são uma tradição cultural importante em Portugal, que ajuda a preservar o patrimônio imaterial do país e a fortalecer os laços comunitários entre as gerações.

É um momento de partilha, alegria e união, em que a música e as palavras de esperança são transmitidas de boca em boca, de geração em geração. 

Assim, as Janeiras perduram no tempo, mantendo-se vivas e celebradas todos os anos, como um símbolo da identidade cultural de Portugal, e que os nossos emigrantes levam e reproduzem nas localidades onde estão emigrados.

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março