Danças populares portuguesas tradicionais
“(...) por «danças populares portuguesas»
queremos designar as «danças populares portuguesas tradicionais», as
quais englobam três categorias: as «danças folclóricas», as «danças
populares propriamente ditas» e as «danças popularizadas».
Procurar determinar e designar as mais arcaicas danças
populares portuguesas é, obviamente, estultícia, até porque é impossível
fazê-lo.
Dado que a dança é uma atividade e uma função tão velhas como a própria Humanidade, poderemos dizer que na Península Ibérica se baila desde que nela surgem seres humanos, autóctones ou vindos de qualquer outra região da Terra.” (1)
Danças Tradicionais de Trás-os-Montes
Vinte e cinco. Um dos «llaços» ou figuras da *Dança
dos Paulitos.
Começa por uma espécie de apelo do bombo, destinado a
congregar os bailadores, os pauliteiros (em número de
dezasseis), seguido da dança, executada instrumentalmente por gaita de foles,
tamboril, bombo e castanholas, a que vem juntar-se o som seco da percussão dos
próprios paulitos, atributo dos bailadores, numa curiosa e excitante
polirritmia.
Muito espalhada nos concelhos de Miranda, Vimioso, Mogadouro. (2) Saber mais
Breves notas sobre as Danças Populares Portuguesas de hoje
Bailarico | Ciranda | Chula | Corridinho | Fandango | Farrapeira | Gota | Malhão | Regadinho | Saias | Tirana | Verde-Gaio | Vira (3) Saber mais
Danças Regionais
Nem todas as danças prediletas da nossa gente são tradicionais.
Já o Minueto cortesão, a Gavota e o Fandango espanhol
se cantaram e bailaram ente nós no século XVIII, assim como as seguintes danças
de salão do século passado: a Valsa alemã, a Mazurca polaca e a Polca boémia,
que influenciaram o melodismo popular, especialmente pelos ritmos.
Ajuntem-se-lhes a Contradança inglesa, a Quadrilha francesa, o Schottish e o Pas de Quatre. (4) Saber mais
Vira da Nazaré
"Não vás ao mar toino". Este é um dos
versos mais populares do vira da Nazaré.
Como não poderia deixar de ser, em terra de
pescadores, o mar é quem mais ordena. Põe e dispõe da vida das gentes. É dele
que depende o seu dia-a-dia. É ele que lhes dá o pão, as alegrias e as
angustias.
E para expressar tudo isso, os pescadores e as suas
mulheres sempre deram primazia à música e à dança. Prova disso são os ranchos
folclóricos que foram surgindo naquela localidade piscatória. Saber mais
Vira do Minho
É a dança rainha do Alto Minho.
As arrecadas e os fatos minhotos ajudam a completar o
cenário. Dispostos em roda os pares de braços erguidos, vão girando
vagarosamente no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
Os homens vão avançando e as mulheres recuando. A situação arrasta-se até que a voz de um dançador se impõe, gritando 'fora' ou “virou”. Dão meia-volta pelo lado de dentro e colocam-se frente-a-frente com a moça que os precedia.
Este movimento vai-se sucedendo até todos trocarem de
par, ao mesmo tempo que a roda vai girando, no mesmo sentido. Mas este é
apenas o mais simples dos viras de roda, pois outros há com marcações mais
complexas. Saber mais
São Macaio
"São Macaio" é uma canção
dançada nos Açores.
Foi sobretudo na ilha Terceira que a sua tradição se
generalizou. Tudo leva a crer que o seu nome original, seja São Macário e
que o nome com que ficou conhecido seja já uma degeneração do primeiro.
Acredita-se que São Macário, seria um navio que andava
entre as ilhas e o Brasil e que teria naufragado numa das suas viagens. Pois
como diz a canção; 'São Macaio, deu à costa...toda a gente se salvou... (...)
só o São Macaio é que não”. Saber mais
Pauliteiros de Miranda
No planalto mirandês existem grupos de oito homens que
vestem saias e tem paus. Dispensam apresentações. Já todos os conhecem: são os Pauliteiros de Miranda.
Com os saiotes brancos, lenços, os chapéus e os
pauliteiros transportam uma tradição que procuram defender com unhas e dentes.
E apesar de já não existirem tantos grupos como antigamente. As letras, os
passos e os trajes ainda se mantêm fiéis à origem. Saber mais
Fandango
Cabeça erguida, corpo firme e pernas leves, estes são
os requisitos necessários para ser um bom fandangueiro. De polegares nas covas
dos braços “fogoso e impaciente como um puro lusitano.
O autêntico fandango aparece-nos na pessoa do campino, que só se digna dançar de verdade, quando baila sozinho". Como refere Pedro Homem de Mello, no seu livro “Danças Portuguesas”, quer seja na lezíria quer seja na charneca, o fandango é o rei da dança no Ribatejo.
É uma dança de despique e de desafio que o homem leva
a cena, ostentando toda a sua virilidade e capacidades individuais. Saber mais
Chulas e Malhões
Chula Amarantina; Chula de Santa Cruz; Barqueiros e
"Paus”. Estas são apenas algumas das versões da ‘chula' que
percorre as margens do Douro e se estende até ao Minho.
Atrai para os átrios das igrejas, os que gostam de
bailar e sempre que chega o Natal, aproveita-se para comemorar com umas
"chulas". Saber mais
Bailinho da Madeira
De certo que já todos viram dançar o “Bailinho
da Madeira” ou pelo menos, tal como ele é conhecido no continente: um
grupo, vestido com o traje típico da ilha das flores, que dança em torno do
instrumento regional típico da Madeira: o brinquinho.
É um instrumento composto por um grupo de sete bonecos
de pano e traje regional com castanholas e fitilhos, dispostos na extremidade de
una cana de roca e animados por movimentos verticais na mão do portador, isto
é, o bailinho tal como a maioria das pessoas o conhece. Saber mais
Baile Mandado
Esta dança apareceu por influência dos franceses. Os
pares fazem uma roda executando movimentos seguindo quem comanda que vai
contando uma história que rima ou uma quadra satírica mas sem malícia. Saber mais
Corridinho
Nos primeiros anos do século XX nasce o célebre
corridinho.
Facto curioso e que muitos desconhecem é que este tipo
de música teve origem numa dança de salão nascida nos meados do século passado,
algures na Europa oriental, e trazida para o Algarve por um espanhol chamado
Lorenzo Alvarez Garcia, que decidiu cortejar a jovem louletana Maria da
Conceição, dedicando-lhe La Azucena - uma polca. O corridinho nasce então como
dança de cortejo. Saber mais
Danças Populares do concelho de Águeda
Cana Verde Dobrada - Dança
de terreiro, simples, mas alegre. O seu maior encanto encontra-se no estilo e
nas cantigas que, tantas vezes, os cantadores improvisavam, consoante o
ambiente e a competição. Saber mais
Danças Tradicionais de Baião
A Chula é uma dança muito difundida
em Portugal. Esta caracteriza-se pela agilidade do sapateio do sapateio
do peão/peões, em disputas, sapateando sobre uma lança estendida no
salão.
A chula era dançada somente por homens, ao desafio.
Diz-se que esta é originária do Minho e do Douro, do folclore português, embora
alguns estudiosos a relacionem com o Lundú ou o Baião, com relação à música,
daí esta ser tão tradicional no concelho. Saber mais
Os principais tipos de dança
Porque o Homem, desde o seu estado primitivo até hoje, sempre praticou a Dança, concluir-se-á que as danças atuais - quer as das atuais sociedades primitivas, quer as das sociedades evoluídas - tendo a sua origem nas danças primitivas delas ainda guardam alguns aspetos. (5) Saber mais
Danças Tradicionais Populares
As danças tradicionais populares entraram nos hábitos do povo devido aos mais variados contactos e influências, enraizando-se pela via das aculturações, recebendo dele o cunho do meio ambiente da sua personalidade em conformidade com o local onde estava inserido. (6) Saber mais
Notas
(1) Tomaz Ribas in "Danças Populares Portuguesas"
(2) In Guia de Portugal, organizado por Sant'Anna Dionísio, V volume (Trás-os-Montes e Alto Douro), editado pela Fundação Calouste Gulbenkian
(3) In "Danças Populares Portuguesas", Tomás Ribas
(4) In Danças Regionais. Secretariado Nacional da Informação, Mocidade Portuguesa Feminina
(5) In "A dança e o ballet" (I) - Cadernos FAOJ - Série A, Tomás Ribas
(6) Augusto Fernandes Santos Federação do Folclore Português - 1as Jornadas de Folclore a Norte do Rio Douro - Vila Verde - 10/11 de Junho de 1988