FolkLoures'22 - XXVIII Encontro de Culturas


Vai realizar-se no próximo dia 2 de julho de 2022, com início às 16h00, o FolkLoures'22 - XXVIII Encontro de Culturas.

Esta é uma iniciativa do Grupo Folclórico Verde Minho, que se caracteriza pela sua originalidade, espírito fraterno e carácter inclusivo, e que conta com o apoio imprescindível da Câmara Municipal de Loures e de muitas outras entidades e instituições.

Disse um dia o escritor transmontano Miguel Torga…no Minho tudo é verde, o caldo é verde, o vinho é verde…” – não podiam, pois, os minhotos que vivem na região de Lisboa, deixar de tomar para si a identificação cromática que caracteriza a sua região.

Respondendo ao chamamento da terra que os viu nascer, os minhotos que vivem nos arredores de Lisboa, mais concretamente no concelho de Loures, decidiram em tempos criar um grupo folclórico que os ajuda a manter a sua ligação afectiva às origens.

Assim nasceu, em 1994, o “Grupo Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares Verde Minho”, anunciando como seu propósito a preservação, salvaguarda e divulgação das suas raízes culturais.

Este Grupo, de referência a nível nacional, visa, através das suas atuações, promover as tradições da respetiva região, nomeadamente junto dos mais jovens, ao mesmo tempo que valoriza os seus conhecimentos musicais e da etnografia minhota.


Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Os mestres luthiers e os cordofones tradicionais em Portugal

Os cordofones em Portugal: uma viagem musical pelas cordas da tradição

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março

Festival Cordas homenagem músico açoriano Aníbal Raposo

Os cães na formação dos provérbios portugueses