Almotolia - vasilha própria para levar o azeite à mesa

Almotolia

Almotolia 

é uma palavra derivada do árabe (*), trazida para a nossa língua pelos invasores vindos do norte de África no ano de 711 e que entre nós permaneceram durante cinco séculos. (**)

Significava a vasilha própria para levar o azeite à mesa e o distribuir pelos alimentos, de forma adequada, ou seja, com a poupança exigida por um alimento importante, mas não produzido em quantidade suficiente.

Aquele bico fininho respondia às exigências e, ainda assim, a sua utilização tinha de ser feita durante o mais curto espaço de tempo possível.

Como alguém dizia: - Azeite, é só um tiro.

O povo tinha alguma dificuldade em pronunciar a palavra almotolia.

Como ele também dizia: - Às vezes é difícil dobrar a língua.

Então, de acordo com a lei do menor esforço, substituíam-na por amotelia, ametolia, amentolia e outras variantes como amotriga.

O azeite, consumido pelos povos mediterrânicos, já era usado pelos egípcios há mais de 5 mil anos.

Devemos aos árabes a cultura da oliveira que, em Portugal, se foi estendendo de sul para norte.

Os lagares dos tempos bíblicos chegaram às nossas beiras nos séculos XVI, XVII e XVIII, como hoje ainda se podem apreciar.

E a almotolia - palavra e objeto - aí estão para que conste e para que não morra um significativo pormenor da história da alimentação em Portugal.

Abençoada almotolia comprada na feira de ano ao latoeiro do Mosteiro, guardada na prateleira mais alta da cantareira, que tão bem ajudava ao governo da vida. (1)


(*) Almotolia (s.f., do árabe al-mutlia). Pequeno vaso de barro ou metal, com boca estreita e bojo largo, para azeite e outros líquidos oleosos.

(**) No ano 711, um exército de soldados muçulmanos, liderados pelo general Tarik ibn Ziyad, atravessaram o estreito de Gibraltar de barco. A 31 de julho de 711, defrontaram, na batalha de Guadalete, os visigodos, liderados por Roderico, que morreu em combate combate.

*****

Azeite: mitos e curiosidades sobre o sumo de azeitona!

O azeite é uma gordura saudável que contém vitamina E e antioxidantes. Confecionar alimentos com esta gordura ajuda na absorção dos seus nutrientes.

Ao longo destes últimos 50 anos, muitos estudos têm vindo a reforçar a importância e o impacto de um consumo diário de azeite na nossa saúde. Saber mais

(1)  Fonte: Museu de Silgueiros (texto editado)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março