Máquina de costura (de brincar)

Máquina de costura (de brincar)


Como se tem dito em outros momentos, os meninos brincam desde que nascem: com as mãos, com os pés, com a mama, com o que calha; para crescerem interiormente, para viverem em equilíbrio físico e psicológico.

Com o tempo, vão-se definindo os gostos pelos brinquedos e pelas brincadeiras, em função das caraterísticas culturais, económicas, sociais de cada qual.

Antigamente, mais do que hoje, o sexo também influía nos gostos individuais.

A bola trapeira, a bilharda e o pião não poderiam ser jogos de meninas, que estas exigiam mais tranquilidade e sossego.  As pedrinhas, a macaca, o bate-e-foge cabiam melhor nos conceitos de então.

E a preparação do futuro também: as bonecas de trapos, os jantarinhos com o arroz-dos-telhados e as folhas de oliveira, as panelas e mobílias de bugalhos, os trabalhos de costura fundamentais na vida de todos os dias.

Ao tempo, os brinquedos de menino não se compravam – faziam-se, que os materiais abundavam, viviam ali sempre à mão e o tempo e a habilidade estavam garantidos.

E ninguém sabia qual era mais gostoso: se o tempo da construção, se o da fruição.

Nas famílias de mais teres, porém, havia outras regras. Em dias assinalados da roda do ano, uma prendinha era garantida: automóvel de lata, simples ou de corda, soldadinhos de chumbo, serviço de jantar, máquina de costura.

É uma destas peças que escolhemos este mês: não uma máquina de lata, simples, embora muito desejada, mas uma outra, de metal mais forte, capaz de se desembaraçar dos trabalhos numerosos e complexos para uma família inteira, pois as meninas começavam cedo a preparação da sua futura condição de fadas do lar.

Fonte: Museu de Silgueiros (texto editado e adaptado)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março