O arrolhador de garrafas na região dos Vinhos do Dão

O arrolhador de garrafas

A RegiãoDemarcada dos Vinhos do Dão foi, em data não conhecida do ano de 1908, a primeira região demarcada de vinhos de mesa criada em Portugal.

Situada no coração do país, aqui se produziram dos melhores vinhos, hoje dos melhores do mundo, agora que os produtores puserem a ciência ao serviço da sua causa, com total sucesso.

Todavia, no passado, a tradição comandou procedimentos de séculos tanto na vinha, como nos lagares, como na adega.

Da produção até ao consumo o transporte do precioso néctar fazia-se através dos carros de bois em pipas de cerca de 500 litros ou de outros pequenos pipos.

O engarrafamento não era objetivo principal dos produtores, mas alguns, sobretudo os das casas mais importantes, faziam reservas de garrafas de colheitas de anos especiais destinadas a consumo em dias significativos, a obsequiar amigos onde se incluía o médico que salvara pessoa de família daquela perigosa pneumonia que, ao tempo, não se curava em menos de três meses.

Arrolhar a garrafa exigia aparelho próprio que facilitasse a função e rolhas de qualidade que garantissem vida saudável dentro do recipiente.

O arrolhador variava segundo a sua capacidade para o trabalho, havendo-os de grande alavanca para maiores produções, mais modestos, mas com bastante beleza como o que apresentamos hoje, para produções médias, e mais simples, de madeira, constituídos por um canudo com uma entrada ao meio para receber a rolha e um êmbolo que a colocava no seu lugar.

A que distância se encontram hoje os produtores do vinho da Região do Dão, não esquecendo os da Sub-Região de Silgueiros, no seu tratamento dos mil pormenores com que distinguem as preciosidades que distribuem pelos quatro cantos do mundo!

Fonte: Museu de Silgueiros (texto editado e adaptado)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março