Porta-mensagens

Porta-mensagens


Vem de muito longe a necessidade de comunicar à distância, às vezes, mesmo, a grandes distâncias.

Fazê-lo através do som de tambores ou de fogueiras situadas no alto de montes fronteiros era procedimento antigo.

Na guerra, os comandantes serviam-se de mensageiros a cavalo ou a pé no caso de comunicação secreta, para atingir os seus objetivos.

No tempo dos Descobrimentos, os responsáveis pelas expedições, não poucas vezes, a meio do caminho, fizeram regressar navios a Portugal com mensagens importantes para conhecimento de sua majestade.

Após a criação dos correios, notícias diárias foram possíveis, levadas a todo o lado, pelas mais diferenciadas necessidades.

Os enamorados, então, manifestavam os seus sentimentos amorosos através de cartas chamadas de pedido de namoro que, a ser aceite, abria caminho a mensagens postais, se a distância o justificava, ou a mensagens remetidas através de mensageiros locais ou a encontros pessoais bem mais desejados e agradáveis.

Em alguns casos, verdadeiramente especiais como o daquele menino de doze anos que até ganhou uma “bola de borracha”, em tempo de bolas trapeiras, por levar ao posto de correios mais próximo, aos sábados e domingos, a carta que havia de cumprir a obrigação de, todos os dias, incluindo os de fins-de-semana, chegar ao outro lado, onde era esperada em serviços análogos, abertos propositadamente para receber a correspondência transportada pelo condutor da mala organizada na “ambulância” do comboio do correio.

A peça de hoje, de madeira, constituída por duas partes – a inferior e a tampa – servia para transportar, em mão, mensagens importantes, independentemente da sua natureza.

Fonte: Museu de Silgueiros (texto editado)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março