ABC do Folclore – Manual de Iniciação (5)

«A refeição»

(»Cliché» de Homero Câncio. Alhandra)

 

As diferenças

Embalados pelo aforismo “cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso”, há ainda quem não tenha concluído que o fronteiro terrestre nada têm a ver com as diferenças que nos caracterizam.

Aliás era - e ainda é, por vezes - tanto o desprezo que o nosso folclore, a nossa cultura tradicional, mereciam dos pseudointelectuais cá do burgo, que os decisores da cultura não fizerem em tempo devido o que, na opinião de Aurélio Lopes seria o Atlas da Cultura Portuguesa.

Concluindo, diga-se que essas diferenças são determinadas pelas “áreas culturais“ que são áreas territoriais em que a cultura tradicional apresenta caracteres suficientemente semelhantes para as considerarmos como um corpo cultural mais ou menos orgânico. 

Para o que é principalmente determinante a interligação ambiente social/ambiente natural.

Aliás, Aurélio Lopes considera que “não há uma maneira de viver no Alentejo, diferente do Ribatejo, diferente da Estremadura, diferente do Douro Litoral, etc.”.

O que há, e chama a atenção para isso, são maneiras de viver em cada uma dessas regiões, mais ou menos semelhantes (o que é a mesma coisa que dizer mais ou menos diferentes) entre si e com as outras e, principalmente, nas zonas limítrofes dessas regiões.

De referir que ao citar regiões não se refere a exemplos como o Alentejo e outras que, como se sabe até já não existem, “mas de maneiras de pensar e de fazer“ grosso modo.

Os concelhos não possuem homogeneidade culturais, mas podem integrar uma mais vasta área cultural, ou ser abrangida por mais de uma, como é aqui o nosso caso de Ponte de Sor.

Claro que o assunto será mais desenvolvido, quando tratarmos do tema Identidades.

Lino Mendes 

Imagem: "Ilustração Portuguesa", nº732 - 1 de Março de 1920

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março