Câmara Municipal de Valença Valoriza e Potencia Turismo Gastronómico



O turismo gastronómico é um dos sectores que, nos últimos anos, mais tem crescido em Valença, pelo que se apresenta como eixo fundamental para a captar novos turistas e reforçar a atratividade da cidade que tem como grande âncora o turismo patrimonial, com a Fortaleza, e o turismo verde com a Ecopista do Rio Minho.

Consciente desta realidade, a Câmara Municipal de Valença está a fazer uma aposta estratégica no turismo gastronómico com um calendário anual de eventos que promove os produtos mais emblemáticos, potenciados, ao longo do ano, por uma restauração que tem primado pela excelência e pelo aproveitamento dos recursos locais.

Domingos Gastronómicos, com o “Bacalhau à SãoTeotónio”, o "Caldo Verde de Valença", uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal abriram o calendário anual de eventos na restauração. Um início do ano que arrancou, também, com a Lampreia do Rio Minho, um prato de excelência que, em fevereiro e março, é a rainha dos sabores do nosso rio.

Sabores da Lampreia”, por onde passaram cerca de 5 mil comensais, “Sabores da Aldeia” que se aproxima de 17 a 19 de abril, os “Sabores Serranos” em 13 a 14 de junho e os “Encontros Galaico-minhotos”, com o Cabrito à Sanfins, em Julho, são alguns dos grandes eventos gastronómicos do calendário anual de Valença.

Prove Valença, com o “Bacalhau à Contrasta”, arrancará em breve, também, com um novo marco na restauração valenciana ao apresentar um prato local comum a todas as unidades de restauração. Na doçaria, os celebres valencianos, um doce à base de chila, é o cartaz doce de eleição de Valença.

Um calendário cultural de atividades, onde a cultura e o património se entrelaçam numa oferta singular e genuinamente local dão a Valença uma referência regional.

Sessenta e quatro unidades de restauração, distribuídas pelo concelho, apresentam uma ampla oferta gastronómica, onde o bacalhau é o prato de eleição, reconhecido por toda a Península Ibérica.

Em complemento à oferta gastronómica, vinte unidades hoteleiras proporcionam estadias, para os mais diversos gostos, desde a Pousada de São Teotónio até às casas de turismo rural.

Visite Valença, “Um destino com sabor!”

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março