Minhotos promovem XXI Encontro de Culturas em Loures


O Grupo Folclórico e Etnográfico “Verde Minho” vai realizar o XXI Encontro de Culturas Luso/Espanhol, denominado Arraial Minhoto, iniciativa que conta com a participação de diversos agrupamentos folclóricos e de música tradicional de Portugal e Espanha, representativos de várias regiões destes países. A edição deste ano tem lugar no Parque da Cidade em Loures, no próximo dia 31 de Maio.

À semelhança dos anos anteriores, está programada para as 16 horas, a abertura dos stands com artesanato e gastronomia Minhota, animado pelo toque de concertinas e cantares ao desafio, bem característicos do Alto Minho. Às 20 h realiza-se um desfile etnográfico pela Avenida principal, entre o Município e o Parque da Cidade, a que seguirá a atuação dos grupos participantes defronte da fachada do pavilhão de Macau. A abrir o desfile, vão rufar os bombos Zés Pereiras Amarantinos, emprestando um ambiente de festa muito ao jeito das alegres romarias do Minho, no norte de Portugal.

Este Encontro de Culturas que, ano após ano, tem vindo a adquirir cada vez maior notoriedade, conta na presente edição com a participação do Grupo Folclórico Etnográfico São Miguel de Entre Ambos-os-Rios - Ponte da Barca, Grupo Etnográfico Renascer da Areosa - Viana do Castelo, Grupo de Folclore Terras da Nóbrega, recentemente criado em Lisboa, e o organizador deste evento, Grupo Folclórico Etnográfico Danças e Cantares ”Verde Minho”. De Espanha vem o Grupo de Danças e Cantares de Aldava - Cáceres. A apresentação está a cargo do Eng.º José Artur Brito - Investigador em Folclore e Etnografia Minhotos.

O espectáculo propriamente dito será antecedido pela cerimónia de imposição de insígnias nos estandartes dos grupos participantes e entrega de ofertas por parte das autarquias patrocinadoras do evento.

De referir que o Grupo Folclórico e Etnográfico “Verde Minho” encontra-se sediado na localidade de A-das-Lebres, Freguesia de Santo Antão do Tojal no concelho de Loures, os seus ensaios são aos sábados à noite no pavilhão multiusos da Associação, Luís Pereira da Mota em Loures, e é uma associação cultural constituída por minhotos e amigos que vivem na região de Lisboa e que procuram manter as suas raízes culturais e as tradições da sua região de origem. Tal como disse um dia o escritor transmontano Miguel Torga, “…no Minho tudo é verde, o caldo é verde, o vinho é verde…” – não podiam, pois, os minhotos que vivem na região de Lisboa, deixar de tomar para si a identificação cromática que caracteriza a sua região.

O XXI Encontro de Culturas Luso/Espanhol, denominado Arraial Minhoto e organizado pelo Grupo Folclórico e Etnográfico “Verde Minho”, constitui uma das iniciativas mais salientes no âmbito da cultura tradicional portuguesa que se realiza na região de Lisboa, constituindo simultaneamente um momento privilegiado de confraternização entre pessoas provenientes de diferentes regiões do país tendo como palco a cidade que nos acolhe, porventura a mais característica e representativa da cultura saloia – Loures!

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março