O ovo de coser as meias

O ovo de coser as meias

O calçado caraterístico do povo português, no passado, era o pé-descalço.

A proteção dos pés com botas, chancas, socos, abarcas, tamancos, galochas, nem sempre foi possível.

As razões económicas marcaram a vida; a falta de “posses” arredou o calçado.

Calcorreando caminhos de montes e vales, sempre de pés nus, desde criança, determinaram a criação de calçado natural de pele dura e resistente como sola de Alcanena.

Para quê, então, as meias?

Usavam-nas as pessoas de mais teres, que os pés mais “finos” as exigiam para uma vida feliz a três: os pés, as meias e o calçado, poucas vezes com rastos de pau, muitas vezes de borracha, mais ainda de sola; por cima, a pele, na flor ou no carnaz, para se engraxar ou para ensebar.

As meias de algodão ou de lã, segundo a estação do uso, iam apresentando mazelas, especialmente, no sítio do dedo grande, do calcanhar ou de qualquer outro onde um preguito a espreitar do calçado ia fazendo das suas, esburacando o tecido.

De acordo com o ditado popular: remenda o teu pano e ele durará todo o ano; torna a remendar e ele tornará a durar, as mulheres da casa – mães, tias, avós – nas horas da sesta ou do serão, remendavam, cosiam as meias doentes para que uma nova vida as lançasse numa outra lufa-lufa.

Para um trabalho mais facilitado, mais rápido e, assim, mais produtivo alguém criou o ovo de pau, feito no torno do carpinteiro ou do marceneiro, muito macio, para bem cumprir a sua função.

O que constitui a peça deste mês é mais sofisticado, exigindo artífice bem preparado: é oco e no seu interior alberga um dispositivo onde se guarda linha de três cores e, no fundo, a porta que fecha o ovo para uma apresentação perfeita.

Fonte: Museu de Silgueiros (texto editado)

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março