A caixa das luvas

Desde que o homem é homem as mãos constituem elemento de alta importância na sua vida.

Com elas

- manobrou cacetes para defesa das feras,

- fabricou e usou ferramentas de pedra,

- amassou barros, fabricou adobes, construiu casas, agricultou terrenos,

- produziu redes, manobrou remos, conduziu barcos...

E, estas mãos, calejadas, nodosas, sapudas, feias, de pele espessa e gretada de tantas e tantas e tão úteis utilizações, também acariciaram rostos femininos, afagaram corpos roliços, quentes e desejados, procuraram bebés dentro de barrigas prenhes de mães orgulhosas.

Abençoadas mãos.

Do outro lado, mãos pequeninas, de pele fininha, todos os dias a caminho da escola, saca ao ombro recheada com o livro de leitura e cadernos de folhas lisas para o desenho, pautadas para as cópias e ditados, de pauta dupla para o aperfeiçoamento da caligrafia, tudo relacionado com a “caneta de molhar” em tinteiro de louça branca, enfiado em buraco específico do tampo da carteira escolar.

E estas mãos femininas continuaram apenas realizando trabalhos especiais, trabalhos de rendas e bordados para o enxoval – os paninhos para sobre alguns móveis, os lençóis de linho para noivar – as toalhas de mesa e de altar.

A doçaria, a doçaria de raiz conventual, ocupava também aquelas mãos privilegiadas, particularmente para dias assinalados.

Os fatos que vestiam os corpos destas mãos tão delicadas tinham exigências próprias, satisfeitas em função do estatuto familiar.

E as mãos, de dedos tão fininhos quais lápis escolares, em momentos solenes demandavam luvas que variavam segundo a circunstância: de algodão, de renda, de algodão e renda, brancas, castanhas, beges ou cinzentas, de pelica, pretas, castanhas ou brancas, curtas ou compridas até ao cotovelo.

A caixinha onde a proprietária guardava sua coleção de luvas, de madeira nobre e decoração de prata, fechava, com dignidade, o circuito da delicadeza feminina.

Fonte: Museu de Silgueiros (texto editado)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março