Cantar ao Menino - Cantar as Janeiras - Cantar dos Reis


Cantar as Janeiras é uma tradição que consiste no cantar de músicas pelas ruas, por grupos de pessoas, anunciando o nascimento de Jesus e desejando um feliz Ano Novo. Esses grupos vão, de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das Festas Natalícias.

Tipicamente, ocorrem em Janeiro, começando no dia 1 e estendendo-se até ao dia 6, Dia de Reis ou Epifania. Hoje em dia, muitos grupos prolongam o Cantar de Janeiras durante todo o mês.

A tradição geral e mais acentuada é nos grupos folclóricos, que vão cantar de porta em porta pela vizinhança.

Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as ofertas (chouriço, morcela, etc.).

No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam.

As músicas são, por norma, já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra. São músicas simples, habitualmente à volta de quadras simples que louvam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José e os moradores que contribuíram.

Tipicamente, havia também algumas quadras insultuosas, reservadas para os moradores que não davam as ofertas que fazem parte da tradição.

O Cantar dos Reis é uma antiga tradição celebrada no dia de Reis. Grupos chamados de "reiseiros", agrupavam-se conforme a categoria profissional para as celebrações: viam-se troupes dos caixeiros, de limpadores de chaminés, de feirantes, de instrumentistas, de doutores, de moradores, e até de estrangeiros que invocavam os reis Magos. Durante a noite do dia 5 de Janeiro, estes grupos percorriam as ruas da cidade, dançando e tocando em procissões e cantavam às portas das casas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...