Desfolhada à Moda Antiga


Desfolhada à Moda Antiga - Paranhos - Porto
No próximo dia 20 de Setembro, às 21h30m, na Quinta de S. Romão (em frente à Igreja da Areosa), o Rancho Folclórico de Paranhos – Porto vai realizar a sua XIV Desfolhada à moda antiga.
Os objectivos principais para a realização desta iniciativa (desfolhada à moda antiga, como se fazia no trabalho agrícola de outros tempos) são: reavivar os usos e costumes dos nossos antepassados e cumprir com o propósito de manter uma tradição  de âmbito cultural que só dignifica a cultura dos nossos antepassados.
Da história reza que à noite, à luz das candeias, se faziam grandes desfolhadas, geralmente no alpendre da casa do lavrador, e embora possa parecer uma festa, é um trabalho duro e cansativo, tanto para os adultos, homens e mulheres, como para os jovens e as crianças que, por essas aldeias fora, que trabalham no campo, dançavam e cantavam ao som da concertina mas só se ia a convite dos lavradores. Então as pessoas partiam de casa, todos em conjunto, a cantar, chegavam à eira, sentavam-se e convidavam a cantar, cantavam-se cânticos de improviso, e só na última desfolhada, se servia a merenda.
Apesar do cansaço as desfolhadas eram sempre motivos de grandes satisfações e alegrias, sendo fundamental o aparecimento das espigas de milho rei para manter o entusiasmo de todos É que o feliz achador tinha a obrigação de gritar bem alto: - Milho rei! - e o direito de dar uma volta a todos os trabalhadores, distribuindo abraços. Antigamente, esta era uma oportunidade única para se aproximar fisicamente das raparigas, das namoradas e até das noivas porque, na época, as convenções sociais eram muitas e a vigilância por parte dos pais era muito apertada.
Estas tradições irão ser  "vividas" novamente e a festa não termina sem que assistam às danças e cantares do rancho organizador e, de seguida,  o espaço será transformado num arraial maiato.

http://www.folclore-online.com/cartazes_iniciativas/2014/desfolhada-a-moda-antiga-paranhos-porto.html#.VArgwkldbIU

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março