Mês de JUNHO - Mês dos Santos Populares

«Feira dos Pucarinhos»
Vila Real - Início do séc.XX

«Quando chega o mês de Junho
Mês dos Santos Populares
Reina uma santa alegria
Traduzida em mil cantares!

É Santo António?
Ou São João?
Será São Pedro
O de maior devoção?»

O nome de Junho deriva do latim Junius, de Júnio Bruto, ou deve-se ao facto de ser consagrado a Juno, rainha dos deuses e mulher de Júpiter, na mitologia romana. Equivale à deusa grega Hera e, como ela, era protectora das virtudes femininas, para além da rainha do céu, protectora do Estado, ao mesmo nível de Júpiter e Minerva, com quem formava a Tríade Capitolina. (O Monte Capitolino era o mais ilustre das colinas de Roma, sobre o qual se erguia o Templo de Júpiter, rodeado de Juno e Minerva).

Se quiser saber mais sobre o mês de Junho, clique aqui, ou sobre qualquer outro mês, clique aqui.

Neste mês, entre muitas outras datas e efemérides, celebramos o Dia Mundial da Criança (dia 1), e os Santos Populares: Santo António a 13, São João a 24 e São Pedro a 29. É tempo das Marchas Populares, da sardinha assada, do manjerico, de saltar a fogueira e de muito mais!

Em Vila Real, realiza-se, nos dias 28 e 29, a tradicional «Feira dos Pucarinhos», à qual está intimamente ligado o Jogo do Panelo.

Durante este mês de Junho, sugerimos que fique a conhecer as Festas e Romarias, as Feiras (Artesanato, Gastronomia, etc., assim como as Feiras Históricas e Medievais), e os Festivais, Mostras ou Encontros de Folclore que, cada vez mais, se realizam por todo o país.

Diz o povo, na sua sabedoria construída e consolidada, ao logo dos anos, através da experiência do dia-a-dia, que “Sol de Junho amadura tudo.” Mas há outros provérbios que também se referem, com mais ou menos propriedade, ao mês de Junho. Quem estiver interessado, pode conhecer Provérbios, Adágios e Ditados Populares sobre outros meses e/ou sobre outros assuntos.

Consultado o Calendário Agrícola, ficamos a saber que durante o mês de Junho, na horta, devemos «Prosseguir com a preparação dos canteiros - regas, sachas, mondas, incorporação de estrumes, etc. Semear: alface, chicória, feijão, nabiças e rabanete. Plantar ou transplantar: alface, chicória, couve-galega. Colheita de: alface, batata, chicória, couves, espinafres, nabiças e rabanetes

Mas não esquecer que, para além dos trabalhos na horta, também há muito que fazer na vinha, no jardim, no pomar, no campo, na adega e com os animais.

Quem nasceu entre os dias 1 e 21 pertence ao signo Gémeos: “Os nativos deste signo são encantadores, imaginativos, prudentes, sagazes e alegres. As suas principais falhas são: bisbilhotice, dualidade, evasão e pessimismo”. Os que nasceram entre os dias 22 e 30 de Junho pertencem ao signo Caranguejo: “Os nativos deste signo são tenazes, afectuosos, sociais, económicos e amigos do lar. Suas principais falhas: timidez, possessão, gulosice e indolência". Há 100 anos havia diversas superstições e crendices acerca do mês de Junho e destes signos: Gémeos e Caranguejo.

1 comentário:

  1. Encontrar facilmente patrocinadores e apoiantes, controlar os ganhos, divulgar as próximas festas entre outras vantagens.

    Grátis e Simples.

    Ver exemplo em http://www.apoiantes.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...