Mês de Outubro de 2010

Já entrámos no mês de Outubro. Aos poucos, o Outono, com o frio, o vento e as chuvas, vai-se instalando no nosso país. Nas regiões vitivinícolas do nosso país, terminam as vindimas e começa a ser feito o vinho.

A propósito, no Portal do Folclore Português foram divulgados os Mandamentos do Vinho, como eram conhecidos há décadas atrás nas freguesias de Baçal (concelho de Bragança) e de Lousa (concelho de Torre de Moncorvo).

O mês de Outubro, era, no calendário de Rómulo, o 8º, e daí provém o nome que ainda hoje conserva. (saber mais>>>)

As actividades agrícolas continuam a realizar-se, agora com outro ritmo, num respeito pelas exigências próprias da natureza.

Apesar de já serem muito menos do que as realizadas nos meses de Verão, neste mês ainda se realizam algumas Feiras, assim como Festas e Romarias.

Durante este mês, decorrem as inscrições para os Cursos de Instrumentos Musicais (2ª fase), promovidos pela Fundação INATEL, e que se vão realizar em Lisboa, entre os meses de Novembro de 2010 e Fevereiro de 2011.

Quando se muito se fala em regionalização, sugerimos a leitura de um artigo de opinião do Dr. Carlos Gomes sobre “Os desafios do Regionalismo no século XXI”.

É tempo de os Grupos de Folclore começarem a preparar os Encontros e Festivais de Folclore do próximo ano e outras actividades a desenvolver a partir de agora.

A Equipa do Portal do Folclore Português continua a divulgar no Blog “Etnografia em Imagens”, fotos e imagens diversas que reputamos de interesse. Se quiser colaborar, é só enviar-nos via email a(s) imagem(ns) e um texto alusivo à(s) mesma(s).

Este mês sugerimos a obra “A origem do Fado”, da autoria do Dr. José Alberto Sardinha, e editada pela Tradisom - Produções Culturais, Lda.

Bom mês de Outubro para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...