google-site-verification: google79c0ddd185701ae9.html BLOG do Portal do Folclore Português: 5ª edição do Festival de Inverno de Folclore

5ª edição do Festival de Inverno de Folclore

No próximo dia 25 de Novembro, sábado, vai realizar-se a 5ª edição do Festival de Inverno de Folclore, promovido pela Sociedade Filarmónica União Samorense - Samora Correia, concelho de Benavente. Este espectáculo tem por objectivo celebrar o folclore e a etnografia, e começa às 20h30 com o desfile dos ranchos participantes do Largo 25 de Abril para a sede da Sociedade Filarmónica.

Neste Festival de Inverno de Folclore vão participar
Rancho Folclórico "Ceifeiras e Campinos" da SFUS - Samora Correia
«O Rancho Folclórico "Ceifeiras e Campinos" está inserido na Sociedade Filarmónica União Samorense, uma Instituição de Utilidade Pública com 96 anos de existência que fomenta a Arte, a Cultura e o Recreio na cidade de Samora Correia.
Nas razões que conduziram à criação deste grupo estão a preservação e divulgação da etnografia e dos usos e costumes das gentes ribatejanas.
Os elementos deste grupo usam os trajes tradicionais do campino e da ceifeira, figuras características desta região, pois Samora Correia fica situada em pleno coração do Ribatejo, entre a charneca e a lezíria.»
Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha - Vila Real de Santo António
O Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha está integrado na Associação Cultural de Vila Real de Santo António e está filiado no INATEL com o n.º 3.960, tendo feito a sua primeira apresentação a 21 de Setembro de 1991.
O Grupo faz as suas apresentações em palco com dois trajes diferentes, podendo assim oferecer dois tipos de espectáculos: o Traje Típico Algarvio, e um outro traje que nos remete para as profissões exercidas no concelho, pelos nossos antepassados, como é o caso da ceifeira, do pescador da manta rota, da padeira, do sapateiro, da leiteira, do feitor, do arreeiro, do salineiro, da mulher do campo, entre muitos outros. 
o Rancho Folclórico de Aranhas - Castelo Branco
o Rancho Folclórico Ceifeiras de Porto de Muge - Valada
e o Rancho Folclórico da AREPA - Porto Alto.


O programa do evento prevê a recepção e concentração dos grupos convidados às 17h30 seguindo-se o jantar no pavilhão da Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora (ARCAS). A partir das 20h30, os participantes desfilarão desde o Largo 25 de abril até à sede da Sociedade Filarmónica União Samorense, onde decorrerá o festival, com início às 21h00. A entrada é livre e aberta a toda a população.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...