“Sabores da Aldeia” – Valença apresenta Petiscos e Pratos Tradicionais em Tasquinhas


Festival Gastronómico Sabores da Aldeia - Valença
Numa iniciativa da Câmara Municipal de Valença em colaboração com as juntas de freguesia e associações do concelho, as Tasquinhas - “Sabores da Aldeia”, vão regressar a Valença no fim-de-semana de 17 a 19 de abril, na Coroada – Fortaleza. É mais um convite a saborear os petiscos e os pratos tradicionais que fazem parte do riquíssimo património gastronómico, tradicional e característico de Valença.

Durante três dias, Valença vai proporcionar o ambiente ideal para almoçar, jantar, petiscar e deliciar-se com vários pratos tradicionais, e ainda divertir-se com o variadíssimo programa de animação popular, com destaque para o Grupo 6tàs9, Zézé Fernandes, as arruadas de bombos e um festival folclórico com os agrupamentos valencianos.

Nos petiscos, destacamos os enchidos, o presunto, o bolo do tacho, as pataniscas de lampreia, a orelha de porco, as belouras e tantas outras iguarias. Nos pratos, os visitantes poderão saborear os célebres manjares de bacalhau, o anho, o cabrito, o porco no espeto, o Caldo Verde de Valença, uma das 7 maravilhas gastronómicas de Portugal e tantos outros menus tradicionais para saborear. Acompanham a doçaria tradicional e os bons vinhos verdes de Valença, num convite irresistível a descobrir os sabores e encantos da gastronomia local.

Os pratos e as “tapas” apresentadas resultam de receitas antiquíssimas, recolhidas nas antigas cozinhas fartas dos lavradores que apuraram, durante séculos, pratos únicos, com produtos locais.

Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal, “Valença tem autênticos tesouros gastronómicos o que tem permitido afirmar-se como um destino de sabores de eleição na região”.

 Esta iniciativa completa-se com a Feira de Artesanato e Produtos Locais, no Jardim das Amoreiras, na Fortaleza, onde será possível apreciar e adquirir produtos como os vinhos de Valença, os fumeiros, a broa de milho, a doçaria tradicional, produtos do campo e artesanato local.

Esta é, pois, mais uma oportunidade única para fazer um roteiro gastronómico singular e genuíno pelos sabores mais tradicionais de Valença.

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março