Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo


A Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo - grupo de cavaleiros
É já na próxima quarta-feira, dia 22 de Abril, pelas 9h00 que vai ter início mais uma edição da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo. Os romeiros partem do Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita, rumo à Igreja Paroquial da Moita e, após a bênção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, seguem para Viana do Alentejo.

A Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo é, sem dúvida, uma das maiores iniciativas equestres nacionais que, após um interregno de mais de 70 anos, voltou a realizar-se em 2001, recuperando a tradição dos lavradores da Moita, que se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, para pedir proteção e boas colheitas.

Como habitualmente, o percurso será feito pela antiga Canada Real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis. Os romeiros vão pernoitar nas localidades de Poceirão, Casebres e Alcáçovas, e a chegada a Viana do Alentejo, um dos pontos altos da romaria, deverá acontecer por volta das 17h30 do dia 25 de abril.

A XV edição da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo é dinamizada por uma Comissão Organizadora (Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, Associação Equestre de Viana do Alentejo e as Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo) e conta também com o apoio das entidades regionais de turismo do Alentejo e de Lisboa e Vale do Tejo.

As inscrições para participar na Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo ainda podem ser efetuadas através da Divisão de Atividades Económicas da Câmara Municipal da Moita (Largo Dr. Joaquim Marques Elias, na Moita; telefone 210 816 910).

Acompanhe a Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo na página do facebook .

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março