No próximo fim-de-semana, o bacalhau é rei à mesa em Valença


Valença, na linda região do Minho - colada à fronteira com a Galiza -, tem uma larga e conceituada tradição de preparar e apresentar o bacalhau, que por cá é o produto gastronómico mais presente na restauração local. O Bacalhau à São Teotónio, é, efectivamente, um prato de excelência, uma iguaria elaborada com arte e mestria que em Valença ganhou prestígio e tradição.

Assim, entre 20 e 22 de fevereiro, em 21 restaurantes, o bacalhau vai voltar a ser o grande protagonista do fim-de-semana gastronómico de Valença, com o Bacalhau à São Teotónio, acompanhado pelo Caldo Verde. À sobremesa os Borrachinhos de Valença.

Este fim-de-semana gastronómico é a oportunidade para saborear o bacalhau à São Teotónio, uma das muitas receitas presentes na restauração local e um convite para descobrir os encantos da cidade de Valença.

O bacalhau é um produto, há muito presente na gastronomia valenciana e que atrai, até nós, visitantes de toda a Península Ibérica para saborear as múltiplas formas de o confecionar. Em Valença come-se bem!

Acompanham os Borrachinhos de Valença, uma sobremesa tradicional de Valença. Uma iguaria da doçaria conventual valenciana à base de pão, canela, açúcar e raspa de limão, bem encharcado numa calda digna dos deuses à base de mel, vinho tinto, canela, entre outros ingredientes.

Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, “O turismo gastronómico tem em Valença um dos grandes destinos da região, com uma restauração especializada e uma gastronomia rica e apurada”.

A iniciativa é da Câmara Municipal e do Turismo Porto Norte de Portugal.

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março