Bordados estão na Moda, em Valença


Até ao próximo dia 14 de Março, e no âmbito da Fortaleza dos Namorados, Valença vai mostrar os bordados tradicionais aplicados à moda contemporânea, numa exposição que se vai realizar no Núcleo Museológico Municipal. No âmbito desta exposição decorrerá, também, o workshop “Bordados Tradicionais”, 14 de fevereiro, às 14h00, na Fortaleza. Uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos sobre os bordados tradicionais de Valença.
Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Valença que conta com a participação da Aliança Artesanal de Vila Verde, Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães, Museu do Traje de Viana, Museu de Bilros de Vila do Conde e peças das coleções particulares de Alíria Riba Nobre e Purificación Mozo.
Vestidos de Noiva, de Festa e de Noite, fatos, blusas, t-shirt's, toalhas e lenços, todos com o toque do bordado, onde a moda contemporânea brilha com a recuperação da aplicação dos motivos tradicionais do bordado. Peças do estilista João Rolo entre outros estilistas portugueses e galegos destacam-se nesta mostra. À temática dos bordados dos lenços dos namorados, com os tradicionais motivos florais e rimas, associam-se também, nesta exposição, os emblemáticos bordados de bilros da Galiza e do norte de Portugal.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...