XXII Encontro de Cantares do Ciclo Natalício


A exemplo de anos anteriores, o Rancho Típico de S. Mamede de Infesta vai realizar mais uma edição do Encontro de Cantares do Ciclo Natalício, no próximo dia 20 de Dezembro, pelas 21h30 no Salão Paroquial de São Mamede de Infesta.
Será um reunir de tradições de vários pontos do país, que nos trazem até nós e até aos dias de hoje, costumes que se perdem nas memórias dos tempos e que muito dignificam a identidade cultural de um povo com memória (o Português) que se destaca e se impõe, através destas manifestações culturais onde urge preservar e dar a conhecer aos mais novos mas também fazendo lembrar aos mais velhos, quotidianos da vida do nosso povo.
O Encontro de Cantares do Ciclo Natalício em S. Mamede de Infesta, engloba dois tipos de manifestações, o cantar religioso e o cantar profano.
No cantar religioso temos que ter em atenção os cantares do advento (Preparação do nascimento de Jesus) na figura de Maria, a Progenitora do Filho Salvador do Mundo, a adoração dos pastores, o beijar o menino na missa do galo e a narrativa da caminhada e chegada dos Reis Magos ao encontro do Menino Jesus. Temas normalmente executados aquando a visita aos presépios e dentro das Igrejas.
No cantar profano, são interpretadas canções a saudar os donos da casa (vivas) mensagens de boas festas  (Natal, Ano Novo e Reis)  Cantares de Janeiras e Reis, onde o intuito era de angariar alguns géneros  para reconfortar os estômagos parcos do povo e dos moços de lavoura, mas também de agradecer as benfeitorias e ajudas que os lavradores com melhores posses lhes tivessem feito. Decorriam estes Cantares ao serão de porta a porta e no período do Natal aos Reis.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...