XVIII Festival de Folclore Internacional “Alto Minho”


Vai realizar-se, de 25 a 31 de Agosto, o XVIII Festival de Folclore Internacional “Alto Minho”, numa organização da VianaFestas e da AGFAM – Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho.
A presente edição vai contar com a participação de grupos folclóricos da Eslováquia, Espanha, Indonésia, Itália, Turquia e Uruguai, sendo de destacar a organização e colaboração ativa e fundamental de sete grupos folclóricos do concelho de Viana do Castelo.

Quanto ao programa, na 3ª feira, dia 26, terá lugar, pelas 22 horas, a cerimónia de abertura, na Praça da República de Viana do Castelo, intitulada “Viana recebe o Mundo na Praça da República”.
Na 4ª feira, dia 27 e no sábado dia 30 serão apresentadas, pelas 22 horas, no Centro Cultural de Viana do Castelo dois espetáculos de gala, com a participação dos grupos presentes, salientando-se este a peça “Coração Independente”, de Joana Vasconcelos, enquanto elementos constituinte do cenário do festival.

Na 5ª feira, dia 28 e na 6ª feira, dia 29, serão apresentadas duas galas espetáculo, na Vila de Darque (terrenos da Quinta de Santoínho) e na Vila de Barroselas, respetivamente. O Festival encerrará na noite do dia 31 com um convívio na Quinta de Santoínho.
De destacar, ainda, pelas 10 horas de sábado, dia 30, a celebração ecuménica, na Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, com todos os grupos presentes, num encontro de vários credos religiosos.

Grupos participantes: Folklore Ensemble NADSENCI (Eslováquia) | Grupo Folclórico “VALDEMEDEL” de Ribera de Fresno (Espanha) | Studio 8 Faculty of Publc Health Disponegoro University (Indonésia) | Grupo Folclórico “SU ENAU” Villanovaforru (Itália) | Cansu Gençlik Ve Spor Kulubu (Turquia) | Ballet Folklórico Nacional de Uruguai (Uruguai)

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março