X Encontro de Folclore de Machico

O Grupo de Folclore de Machico irá realizar no próximo dia 31 de Agosto, Domingo, pelas 18h30, no Largo da Praça, o X Encontro de Folclore de Machico, como tem acontecido anteriormente, de dois em dois anos. O espetáculo contará com a presença dos grupos de folclore de Machico, da Galiza (Espanha), da Ilha da Terceira (Açores) e de Santa Maria da Feira (Portugal continental).

Este encontro realiza-se no dia da Festa do Senhor (Santíssimo Sacramento) na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Machico, que como em toda a ilha tem o tapete de flores como ponto alto, para receber a passagem da procissão e dos grupos participantes no encontro de folclore.
No Sábado, com os Fachos ou fogueiras que se acendem ao longo das encostas, tradição única e ainda hoje vivida, o vale abrilhanta-se com as mais variadas formas.

O Grupo de Folclore de Machico comemora no próximo mês de Outubro 32 anos de existência e conta com um rico palmarés em Actuações, das quais se destacam: Festivais regionais de folclore, Programas televisivos, Festas populares, Festas do turismo, digressão pelo norte e centro do país, Semana da Madeira em Lisboa, Festas de São João do Porto, Vários festivais nacionais e internacionais de Folclore, Intercâmbios com grupos do continente português e dos Açores e digressões a Canárias, Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Itália.
Para comemorar os 25 anos, editou um CD-áudio intitulado “Bailinho de Machico” e o livro Grupo de Folclore de Machico, Retrospectiva dos 25 anos (1982-2007)”

Este encontro de folclore é apoiado pela Câmara Municipal de Machico, Junta de Freguesia de Machico, Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais e Casa do Povo de Machico, e conta com a colaboração dos grupos de folclore do Porto Santo, Ponta do Sol e Boa Nova.

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março