FOLKFARO - Folclore Internacional Cidade de Faro


FOLKFARO REGRESSA COM AS MÚSICAS E DANÇAS DO MUNDO!
O maior festival de folclore do Sul arranca dia 16 de Agosto no Teatro das Figuras!

Está de volta o maior festival de folclore do Sul de Portugal. De 16 a 24 de Agosto, a capital algarvia receberá, uma vez mais, a grande festa das músicas e danças do mundo – o FOLKFARO.

É já a 12ª edição anual do certame, uma organização do Grupo Folclórico de Faro, com o apoio principal da Câmara Municipal de Faro. Estarão representadas as tradições populares de povos de diferentes latitudes, através de grupos de sete países. Mais de trezentos participantes, entre bailadores e músicos, irão mostrar a riqueza das danças, cantares e trajes das suas regiões.

Ponto de Encontro de Povos e Culturas” é o mote da edição deste ano, que tem previstas delegações vindas de: Canadá, Equador, Eslováquia, França, Indonésia, Moldávia, e grupos de várias regiões de Portugal.

A Gala de Abertura no Teatro das Figuras, na noite de 16 de Agosto (sábado, às 21.30h), com todos os países participantes, marcará o arranque de nove intensos dias, repletos de espetáculos e inúmeras atividades, naquele que é um dos acontecimentos mais aguardados no verão cultural de Faro.

Depois da Gala, sucedem-se os espectáculos diários no Palco do Passeio da Doca, onde se prevê a afluência de milhares de pessoas, à imagem do que tem acontecido nos anos anteriores. O FolkFaro é o único evento de carácter anual que, durante mais de uma semana, devolve vida e animação à baixa da capital algarvia. O FolkFaro apresenta ainda diversos espetáculos nas freguesias de Faro e nos concelhos de S. Brás de Alportel, Loulé, Tavira, Castro Marim e Silves.

Em cada uma dessas noites, atuarão não só os grupos estrangeiros, como também diversas participações especiais: Sandra Cristo & Filipe Neves, Clube de Danças João de Deus, Noite de Fado, Cante Andarilho, Companhia de Dança do Algarve e Trovas Campestres.

As tradições portuguesas estarão representadas por prestigiados grupos folclóricos de diversas regiões: Rancho Regional de Argoncilhe (Douro Litoral), Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Santana do Mato (Ribatejo), Grupo de Folclore do Melriçal (Beira Litoral), Grupo Etnográfico de Danças e Cantares do Minho e o anfitrião Grupo Folclórico de Faro – adulto e infantil (Algarve).

As animações de rua, os ateliers de dança, os desfiles, os espectáculos nas freguesias e concelhos vizinhos, os programas especiais para crianças, idosos e reclusos e a celebração ecuménica constituem também motivos de interesse deste festival, o único do sul de Portugal com a certificação internacional do CIOFF ®, organismo com ligações à UNESCO.

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março