Associação Cultural de Paredes de Coura: trinta e oito anos a divulgar os usos e costumes das gentes courenses


Desde a sua fundação, em 1976, Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Paredes de Coura (ACRDPC) tem oferecido à comunidade courense, e também à região alto-minhota, um leque de atividades e serviços, onde apenas espera como recompensa o reconhecimento do seu trabalho, e a valorização da sua obra social, cultural e desportiva. 
Esta coletividade não quer separar-se do meio que a envolve, o Alto Minho Interior, sendo assim há uma contínua procura desde a sua fundação até aos dias de hoje, de tudo o que é típico desta região.
É dentro do espírito de cooperação mútua que a Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Paredes de Coura (ACRDPC) tem exercido as suas funções. 
Durante os seus 38 anos de vida, esta instituição de cariz cultural e social tem vindo também a praticar a mutualidade de serviços.
Neste trabalho realizado por quase todos os seus membros, há uma recolha permanente de tudo que estava a cair no esquecimento, como é o caso de canções, danças, lendas, jogos populares, orações antigas (que demonstram o fervor da crença das gentes do Minho), de processos antigos de agricultura e principalmente de trajes já caídos em desuso (principalmente do século XIX). 
Devido a estes trabalhos, tanto a geração presente como a futura poderá ter acesso a tudo o que já foi usual, a tudo o que já fez movimentar a sociedade de antanho e é este também um dos grandes objetivos da associação, ou seja, a ACRDPC pretende deixar um vasto e variado legado às gerações vindouras.
Em 1976, as principais atividades eram o canto coral e o teatro, para além da fotografia, arqueologia, e danças. 
Há 31 anos, em Agosto de 1983, nasceu o Grupo Etnográfico de Paredes de Coura no seio da Associação Cultural de Paredes de Coura. Este agrupamento descende do antigo Rancho Folclórico Miguel Dantas, fundado em 1957, bastante lembrado pelas gentes courenses.
Aproveitando a realização das Festas do Concelho de Paredes de Coura, o Grupo Etnográfico organizará um Encontro de Folclore Nacional, no próximo dia 10 de Agosto pelas 21h30, com a participação dos Grupos
-  Grupo Etnográfico de Paredes de Coura  (anfitrião)
- Rancho Folclórico e Etnográfico de Palhais, Trancoso;
- Grupo Folclórico “O Arrais”, Ílhavo;
- Rancho Santa Cecília de Vilaça, Braga;
- Rancho “Danças e Cantares de Marinhas”, Esposende;
- Grupo “Cancioneiro Courense”, que fará a sua estreia neste espetáculo.

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março