Actividades em Agosto: Feiras, Festas, Romarias, Festivais de Folclore e outras


Entrámos no mês de Agosto, e o Portal do Folclore Português continua a divulgar inúmeras informações – que diariamente chegam ao nosso conhecimento - sobre diversos temas.

A exemplo de meses anteriores, vamos tentar sistematizar, de forma simples, e para que todos possam aceder aos assuntos que mais lhes interessam, esses mesmos temas:

1.- Festas e Romarias

As Festas e Romarias são um traço típico da cultura popular e tradicional do nosso povo. Estas manifestações, extremamente numerosas e variadas, acontecem um pouco por todo o país, e fazem parte das tradições e memórias de um povo que luta para manter actual a cultura secular que lhe confere uma identidade muito própria.  

As Romarias são festas em honra de um santo patrono, que incluem simultaneamente duas dimensões que, mais do que se oporem, se complementam: a dimensão religiosa, com os seus aspectos mais característicos: o cumprimento das promessas individuais ao santo, a missa com o sermão solene e a procissão, e a dimensão profana, para a qual contribuem a feira (de gado e não só), com as características barracas de venda de artigos variados, de “comes e bebes”, assim como as diversões, a música e os bailaricos.

2.- Feiras

Anualmente, todos os meses ou com outra periodicidade, realizam-se, de Norte a Sul de Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, inúmeras Feiras e outras iniciativas dedicadas a temas diversificados, com destaque para o Artesanato, a Gastronomia – onde se incluem os Festivais ou Semanas Gastronómicas, etc -, os Produtos Regionais e Locais (Fumeiro e Enchidos, Doçaria, Vinhos, Azeite, Mel, Cerejas, Castanhas, etc.), sem esquecer as Feiras Medievais ou as Feiras Históricas

Algumas das Feiras que se realizam no mês de Agosto.

3.- Festivais de Folclore

Os Festivais de Folclore, independentemente da designação formal que possam assumir (Encontros, Mostras, Galas, Certames, Festas, etc.), são, essencialmente, manifestações públicas de arte tradicional popular, onde os Grupos participantes têm oportunidade de mostrar a todos os presentes as danças, cantares e instrumentos musicais, os trajes e adereços, assim como os usos, costumes e tradições características das respectivas regiões.

Conheça alguns dos Festivais de Folclore, que se vão realizar neste mês de Agosto.

4.- Informe-se sobre algumas Datas comemorativas e Efemérides em Agosto.

5.- Conheça alguns Provérbios sobre o mês de Agosto.

6.- Saiba o que recomenda o Calendário Agrícola sobre o que pode ou deve fazer neste mês de Agosto, na horta, no pomar, no campo, no jardim, na vinha, na adega, com os animais...

7.- Feriados Municipais

Actualmente, Portugal é constituído por 308 concelhos. Cada sede de concelho, seja vila ou cidade, celebra, anualmente, uma festa, normalmente relacionada com uma data ou facto da respectiva história: é o Feriado Municipal.

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março