Rancho Folclórico Barqueiros do Douro realizou Festival de Folclore


Rancho Folclórico Barqueiros do Douro realizou Festival de Folclore
A Avenida Conselheiro Alpoim, em Mesão Frio, voltou a ser palco para o Festival de Folclore, organizado habitualmente duas vezes por ano, pelos dois Ranchos Folclóricos do concelho. Esta foi a vez do Rancho Folclórico de Barqueiros do Douro levar a cabo uma nova edição que se realizou no dia 19 de julho e que contou com o apoio da Junta de freguesia de Barqueiros, da Câmara Municipal e da Adega Cooperativa de Mesão Frio. Três grupos de folclore integraram esta festa popular que tem vindo a ser realizada desde há vários anos.

Rancho Folclórico Barqueiros do Douro realizou Festival de Folclore
Pelas 18 horas, os grupos participantes foram recebidos pela organização, seguindo-se um jantar convívio. Cerca das 21 horas, desfilaram com todos os grupos pelas principais ruas de Mesão Frio, antecedendo as respetivas atuações. Às 21h30, subiram ao palco o anfitrião Rancho Folclórico Barqueiros do Douro, o Rancho Folclórico do Passil (Alcochete) e o Rancho Folclórico de São Mamede de Negrelos (Santo Tirso) para divulgar um pouco das suas tradições culturais, através da música, da dança e dos trajes. Os grupos atuaram perante os olhares atentos de centenas de pessoas que continuam a valorizar as suas raízes populares.

Rancho Folclórico Barqueiros do Douro realizou Festival de Folclore
Nuno Lemos, presidente do Rancho Folclórico Barqueiros do Douro, agradeceu a presença dos grupos intervenientes e de todo o público, estendendo um agradecimento a todas as entidades que apoiaram a realização do evento. Para a entrega de lembranças aos grupos participantes no festival, subiram também ao palco o presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira, o vice-presidente Paulo Silva e o presidente da Junta de Freguesia de Barqueiros, José Branco.

O evento teve como objetivo divulgar e consolidar costumes locais do concelho e das diferentes regiões que visitaram Mesão Frio, estimulando o gosto pelo Folclore. O Rancho Folclórico de Barqueiros do Douro surgiu na freguesia de Barqueiros, concelho de Mesão Frio, tendo sido sempre apoiado nas riquezas culturais e patrimoniais da região e, desde então, procura propagar, dentro e fora do país as danças, os cantares e as tradições concelhias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...