Festas do Concelho em Celorico de Basto aguardam milhares de pessoas


Cartaz das Festas de São Tiago - Celorico de Basto
As festas do concelho em honra de S. Tiago iniciam em Celorico de Basto no dia 24 e terminam a 27 de julho. As festividades decorrem por vários pontos da Vila com destaque para o cortejo etnográfico.

As festividades começam na quinta-feira, véspera de feriado, com enfase para atuação do grupo “Clubedemusica.com” e convidados. No feriado, destaque para a missa em honra do padroeiro das Festas do Concelho, S. Tiago, que terá lugar na Capela de Nossa Senhora da Conceição. Neste dia a animação será permanente com uma aula de zumba, uma iniciativa designada de “Zumba Solidária”, as arruadas e despique de bombos, a atuação banda “Corre Amor e Para” e “Rapariga Eléctrica”. No sábado o destaque incidirá na banda “Os Azeitonas” e a banda “Rosinha”. Neste dia todos os presentes poderão assistir à majestosa sessão de fogo-de-artifício.

No domingo, o grande destaque incidirá no Cortejo Etnográfico, com centenas de participantes, de todas as freguesias do concelho, com os tradicionais carros meticulosamente decorados com os usos e costumes de cada terra. Neste dia, os amantes do desporto poderão participar na “Caminhada pelo Castelo”. É também destaque a “Merenda de S. Tiago” após o término do cortejo e no fim da noite, e para encerrar as festividades, destaque para o tradicional festival de folclore.

As festas do concelho contemplam atividades diversas que irão decorrer pelas ruas da vila de Celorico de Basto ao longo dos quatro dias de festividades. Como habitualmente destacamos o cortejo etnográfico como ponto alto pela participação ativa das gentes de todos os pontos do concelho que nos trazem usos e costumes que identificam esta região. Como é tradição contamos com centenas de participantes e milhares de pessoas a assistir”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.
Clique aqui para ver o cartaz em tamanho grande.

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março