Feirão em Andorra com gastronomia típica e cultura tradicional portuguesa

No passado dia 5 de Julho, a Praça Guillemó de Andorra la Vella, capital do Principado de Andorra, acolheu o primeiro mercado tradicional português ambientado em meados do século passado, vulgarmente conhecido como o Feirão.

O evento gastronómico e cultural contou com a colaboração do Comú (Câmara) de Andorra la Vella e foi transmitido em direto pela Rádio Ondas de Portugal, através da internet.

O Feirão iniciou-se às 11 horas e, em pouco mais de uma hora, os produtos mais apreciados pelos visitantes, como a broa de milho, o azeite, bolinhos de bacalhau ou os enchidos tinham esgotado, o brigando os organizadores a recorrerem ao reabastecimento.

A praça das Arcadas, como é conhecida no país, converteu-se, durante horas, numa feira portuguesa à “moda” antiga, distribuída em cinco zonas diferenciadas: produtos hortícolas colhidos nas hortas do Principado e oferecidos pelos elementos do Grupo, artesanato confecionado pelos elementos do Grupo, enchidos e pão típico, doces e pastelaria portuguesa, licores e vinhos que se puderam provar numa tasca onde se podia também saborear bolinhos e pataniscas de bacalhau, entre outras iguarias.

Para dinamizar o Feirão, foram convidados diferentes grupos portugueses no Principado, nomeadamente a Rusga dos Amigos da Radio Ondas de Portugal, o Grupo de Concertinas do Alto Minho e o Grupo de Cavaquinhos da Penya Encarnada, que, com as suas músicas tradicionais, proporcionaram momentos de convívio.

Às 16 horas, o Grupo de Folclore da Casa de Portugal foi o encarregado de finalizar o Feirão, apresentando danças do seu reportório e convidando, no final, todos os assistentes a dançarem o Vira Geral.

Um encontro de promoção da cultura tradicional e gastronómica em Andorra, que deixou os seus promotores muito satisfeitos pelo resultado obtido e que os motiva a continuarem a promover esta iniciativa no próximo ano.

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março