São João bracarense, visto de outras janelas. Testemunhos e reflexões comparativas


O etnomusicólogo José Alberto Sardinha, conselheiro da Fundação INATEL e do Comité Internacional organizador de Festivais de Folclore (CIOFF/UNESCO), é, efetivamente, uma referência a nível nacional e internacional, na área da música de matriz popular tradicional portuguesa e demais tradições etnográficas.

Ele foi um dos quatro convidados da 74ª edição dos "Serões no Burgo/Tertúlias Rusgueiras", que teve como tema, "São João bracarense, visto de outras janelas. Testemunhos e reflexões comparativas", e que se realizou no dia passado dia 6 de Junho, pelas 21h:30, na sede social da Rusga de São Vicente de Braga, sita na Av. Artur Soares (Palhotas), nº 73 - Braga.

etnomusicólogo José Sardinha

Desde 1998, que este investigador, com o maior arquivo sonoro ao nível do trabalho de 'Levantamento/Recolha' nacional, tem rumado até Braga, por ocasião dos festejos Sanjoaninos, tendo em vista proceder a um estudo comparativo por via dupla. 

Por um lado, observar e analisar, na linha do tempo, os referidos festejos e, por outro, proceder a um estudo comparativo, face a outras festas e/ou romarias, enquanto festividades de natureza concelhia.

Para além daquele investigador, o painel de convidados contou ainda com a participação de 
- Laurinda Figueiras, Presidente da Ronda Típica da Meadela, Viana do Castelo, grupo este que, tem participado activa e entusiasticamente na 'Rusga do século XXI', 
- de Carlos Alves Rêgo, da Cooperativa A Oficina CIPRL, Guimarães, e ex-dirigente associativo e 
- Alberto Rêgo, Presidente do Grupo Etnográfico da Areosa, Viana, membro da Associação VIANA FESTAS e também, conselheiro CIOFF/UNESCO.

Tal como vem sendo habitual, a moderação da seranzada foi da responsabilidade de José Pinto, presidente da Rusga.

Os três momentos artísticos que o alinhamento dos Serões/Tertúlias contemplam, foram da responsabilidade das Rusgas de São Vicente de Braga (séculos XX e XXI).

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março