Sabores da Lampreia em Valença


Entre 21 e 23 de março, a lampreia do rio Minho – considerada a melhor do mundo, vai ser confeccionada, de cinco maneiras diferentes, pelas mãos sábias e experientes dos elementos da Associação Sabores do Minho, para degustar, a preços populares, num festival gastronómico.

Sabores da Lampreia é um convite irresistível para saborear a lampreia a 10 euros a dose. Lampreia à Bordalesa, Arroz de Lampreia, Lampreia Fumada/Grelhada, Lampreia Assada no Forno ou Lampreia Recheada são os tipos de lampreia possíveis de saborear. Como prato alternativo, os tradicionais Rojões farão as honras dos apreciadores deste prato. Acompanham o caldo verde, a 1,5 euros a dose, bem como os bons vinhos verdes da região e as sobremesas típicas.

Do programa de animação complementar: sexta-feira decorrerá uma noite de fados a cargo do grupo Lethes. Sábado o recinto abre às 11h30 e para as 15h30 está programado um showcooking. A noite será animada pela Associação Musical de São Pedro da Torre e pelo Grupo de Cordas 6tás9. Domingo o recinto abre às 11h30 e a tarde será animada com concertinas e desgarradas.

A feira é uma genuína festa gastronómica galaico-minhota que a par de se comer bem proporciona um ambiente acolhedor e com muita animação. O recinto abre sexta-feira, 21 de março, a partir das 13h00, junto à Igreja de São Pedro da Torre e encerra domingo, 23 de março, no fim da noite.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença, Junta de Freguesia de São Pedro da Torre e da Associação Sabores do Rio Minho.

Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da CM de Valença, “A Lampreia de Valença é, hoje, uma referência gastronómica, a par do Bacalhau para os apreciadores da boa comida. Esta mostra consolida-se, ano após ano e está, hoje, entre os grandes eventos gastronómicos da região”.

A qualidade da lampreia do rio Minho, apresentada neste certame, tem cativado um número crescente de amantes e curiosos deste manjar e projetado, cada vez mais, esta feira, sendo já uma referência da região.

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março