As Janeiras visitam, de porta em porta, o Principado de Andorra


As baixas temperaturas que se fazem sentir no pequeno Principado de Andorra não vão impedir que por nono ano consecutivo os elementos do Grupo de Folclore Casa de Portugal, levem a tradição das Janeiras a diferentes estabelecimentos comerciais e a diversas instituições do Principado.

No dia 11 de Janeiro os elementos do Grupo fazem a sua estreia na Missa da Família, na Igreja de Santa Eulália na Paróquia de Encamp seguindo depois para os diferentes estabelecimentos que aderiram à iniciativa, a grande maioria dirigidos por cidadão portugueses.

Durante três fim-de-semana consecutivos as Janeiras vão percorrer as ruas de Andorra e no dia 19 de Janeiro está prevista a tradicional visita a Espanha, à Catedral de Santa Maria d’Urgell, para participarem, trajados para a ocasião, na Missa Dominical oficializada pelo Arcebispo e Copríncipe de Andorra, Joan-Enric Vives i Cecília.

Segue-se um conjunto de visitas a instituições de solidariedade assim como a lares da terceira idade de forma a aproximar a cultura portuguesa à população sénior.

A edição das Janeiras 2014 conclui no dia 26 de Janeiro na Igreja de Sant Esteve da capital andorrana com a participação do Grupo na Eucaristia Dominical oficializada pelo Arcipreste dos Vales de Andorra, Mn. Ramon Sarries.

As Janeiras no Principado de Andorra são uma iniciativa do Grupo de Folclore Casa de Portugal que desde 2006 procuram proporcionar à sociedade andorrana em geral uma tradição cultural portuguesa e potenciar junto das camadas jovens a salvaguarda do património cultural lusitano.

Em 2014 o Grupo celebra 18 anos de cultura e amizade estando a preparar um conjunto de iniciativas para celebrar a efeméride.

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março