Mulheres de Bucos na Festa do Outono em Serralves

As Mulheres de Bucos, que dão vida à Casa da Lã na freguesia de Bucos em Cabeceiras de Basto, vão participar no próximo domingo, dia 6 de outubro, na Festa de Outono promovida pela Fundação de Serralves, no Porto, uma iniciativa que oferece um conjunto de atividades para todas as idades, promovendo as antigas tradições e costumes do campo, num verdadeiro ‘hino’ à natureza e ao mundo rural.

Durante o evento, que irá decorrer entre as 10 e as 19 horas, na Quinta de Serralves, cerca de uma dezena de mulheres irá demonstrar ao público as diversas fases do trabalho da lã, assim como os principais utensílios usados na manufatura das peças em lã, tais como mantas, meias e outros artefactos que têm vindo a conquistar a atenção dos forasteiros.

Refira-se que a Casa da Lã é um dos três núcleos que integra o Museu das Terras de Basto, um Museu Municipal que inclui também o Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe e o Núcleo Museológico do Baixo Tâmega (Núcleo de Arte Sacra).

A Casa da Lã assume-se como um projeto inovador, liderado por uma dezena de mulheres da freguesia de Bucos que pretendem manter vivas as tradições e os usos desta gente de Basto. Com a etiqueta ‘Novelo de Lã’, os produtos manufaturados podem ser adquiridos na Casa da Lã ou no Posto de Turismo de Cabeceiras de Basto.

Trata-se de um projeto que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a Junta de Freguesia de Bucos têm vindo a apoiar e a incentivar, “mantendo a tradição no fiar e no tecer, procurando novas funções, modelos e padrões para os trabalhos da lã”.

É objetivo da Casa da Lã e das Mulheres de Bucos inventariar as técnicas utilizadas; reunir espólio relacionado com o trabalho da lã; promover cursos para ensinar as técnicas relacionadas com o trabalho da lã de modo a que a arte não acabe; promover a qualidade estética dos produtos, criando novos modelos; e contribuir para a criação e manutenção dos postos de trabalho.

Recorde-se que a Casa da Lã foi inaugurada no dia 7 de setembro de 2012 pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, tendo estas mulheres já participado em inúmeros eventos locais, regionais, nacionais e programas televisivos, com destaque para a colaboração no espetáculo ‘Adormecida’ que a Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora desenvolveu em torno do projeto da Lã das Mulheres de Bucos com exibição nos Estados Unidos da América.

Tendo em conta “a relevância e pertinência” deste projeto das Mulheres de Bucos e da Casa da Lã, assim como “a sintonia estreita com os objetivos do Núcleo de Educação Ambiental do Serviço Educativo da Fundação de Serralves”, o município de Cabeceiras de Basto estará, assim, representado na Festa de Outono do próximo domingo, dia 6, no Porto.

A Festa de Outono, que já vai na sua 5ª edição e que recebe anualmente milhares de visitantes, no âmbito do Projeto de Divulgação da Biodiversidade, tem este ano como convidada a raça ovina Bordaleira de Entre-Douro-e-Minho, representada pela AMIBA, pelo que se torna pertinente associar à presença dos animais, a cultura e as tradições associadas à sua produção sustentável, nomeadamente o aproveitamento da lã e o ciclo completo da sua transformação.

Fonte do texto e imagens: O Gabinete de Relações Públicas e Comunicação do Município de Cabeceiras de Basto

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março