Sobre a Gastronomia Tradicional no norte de Portugal - II

Continuamos a divulgar informações sobre a Gastronomia Tradicional do Norte de Portugal, a propósito dos Fins-de-Semana Gastronómicos (Novembro de 2012 a Junho de 2013). Neste post, vamos disponibilizar algo sobre a gastronomia dos concelhos de Marco de Canaveses e de Tabuaço.
MARCO DE CANAVESES – Fundado a 31 de Março de 1852, o concelho do Marco de Canaveses convida o visitante à descoberta de sensações e tradições. Em terras de Carmen Miranda descubra o “Melhor Verde do Mundo” e outros néctares, que devem acompanhar a nossa gastronomia regional.
Propomos a quem nos visita o tradicional Anho Assado com Arroz de Forno, o Verde e a Lampreia. Para os gulosos, deixamos tentações como as Fatias e as Cavacas do Freixo, os Biscoitos de Soalhães, o Pão-de-Ló e o Pão-Podre.
No final do repasto, aproveite para visitar a Igreja de Santa Maria ou a cidade romana de Tongobriga.
Fim-de-semana Gastronómico: 18, 19 e 20 de Janeiro | Anho Assado com Arroz de Forno - Fatias do Freixo

TABUAÇO – A gastronomia do concelho de Tabuaço está intimamente ligada ao modo de vida dos nossos antepassados. Em casa de agricultores e lavradores, não havia loja que não criasse o porco, o cabrito, que se havia de imolar chegada a Páscoa, ou o cordeiro.

Depois, em tempo de matança do porco, não havia lareira que não secasse o fumeiro. Em caixas de madeira, cheias de sal grosso, curavam-se os presuntos e outras carnes gordas que estas tinham como objectivo dar sabor a sopas feitas em potes de ferro e rechear fartamente bolas cozidas em fornos de lenha.

Tabuaço oferece uma gastronomia de saberes e sabores tradicionais, cuja principal especialidade é o afamado cabrito recheado com arroz de forno, mas há também um óptimo presunto e uma deliciosa bola de carne e peixinhos do rio em molho de escabeche. São também muito apreciados os doces de castanhas e o Bolo-Rei de Tabuaço, conhecido como o melhor bolo-rei do país.

Terra de bom vinho mas também de excelentes azeites, os folares têm também aqui uma forte tradição.

E se falamos em tradição, não esqueçamos a riquíssima herança deixada pelos monges de Cister no que toca a doces conventuais, ainda hoje muito presentes nas mesas em dias de festa.

Tabuaço, rico em história e tradições, rodeado por uma natureza que nos sorri, tem a arte de bem receber, seja amigos, família ou os visitantes que por estas terras se queiram aventurar!

Venha conhecer Tabuaço e os seus sabores!

Fim-de-semana Gastronómico: 25, 26 e 27 de Janeiro | Cabrito Assado no Forno com Batata Assada | Leite Creme

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...