Festa da Europa - Folclore aproxima cidadãos das suas raízes culturais

De Norte a Sul de Portugal, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, realizam-se, ao longo do ano, inúmeros e interessantes (uns mais do que outros, como é evidente) Encontros, Festivais e Mostras de Folclore.

Mas é durante os meses de Junho a Setembro, com predominância dos meses de Julho e Agosto, que o número deste tipo de iniciativas etno-folclóricas é maior.

Nos últimos anos têm vindo a aumentar o número de Grupo estrangeiros que participam nos Festivais de Folclore realizados em Portugal, os quais, muitas vezes, são integrados em iniciativas que nada têm a ver com Festas e Romarias, com aniversários de Grupos de Folclore ou iniciativa do género.

A título de exemplo, aqui deixamos a notícia de que se realizou no passado dia 11 de Agosto, um Festival Internacional de Folclore em Vila Praia de Âncora (Caminha), no qual participaram, para além do anfitrião: Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora, o Grupo de Musica y Danza Airs Castellanos – Valladolid (Espanha) e o grupo Besiktas Belediyesi Oyun Youth and Sport Club – Istambul (Turquia).

Esta iniciativa inseriu-se na "Festa da Europa" que está a ser promovida naquela região pelo deputado europeu José Manuel Fernandes e que inclui diversas iniciativas culturais. A Igreja de Nossa Senhora da Bonança, padroeira dos pescadores de Vila Praia de Âncora, foi o cenário deste festival a que assistiram alguns milhares de pessoas numa altura em que aquela localidade regista a afluência de elevado número de turistas e emigrantes.

O Folclore, enquanto manifestação cultural e embora tão diferente de região para região e de país para país, continua a ser um factor extremamente positivo na construção de uma Europa dos e para os Cidadãos, aproximando-os e dando-lhes a conhecer as respectivas raízes culturais.

Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora

Grupo de Musica y Danza Airs Castellanos – Valladolid (Espanha)

Besiktas Belediyesi Oyun Youth and Sport Club – Istambul (Turquia)

Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora

Fotos e informações disponibilizadas por Carlos Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...