Meses do ano: JULHO

JULHO deriva do latim Julius, em homenagem a Júlio César (por decreto publicado por Marco António), reformador do calendário, nascido a 12 deste mês, no ano 101 antes de Cristo. No primitivo calendário romano era denominado quintilius, por ser o quinto mês do ano que começava em Março. É o sétimo mês desde os calendários juliano e gregoriano, com 31 dias.

Se pretender saber mais sobre o mês de Julho, clique aqui, ou sobre qualquer outro mês, clique aqui.

Durante este mês de Julho, e tal como vem acontecendo, sugerimos que fique a conhecer as Festas e Romarias, as Feiras (Artesanato, Gastronomia, etc., assim como as Feiras Históricas e Medievais), e os Festivais, Mostras ou Encontros de Folclore que, cada vez mais, se realizam por todo o país.

Também sugerimos que fique a conhecer os Cartazes que divulgam algumas das iniciativas a realizar durante este mês de Julho, alguns deles com evidente qualidade gráfica.

Consultado o Calendário Agrícola, ficamos a saber que durante o mês de Julho, na horta, «As regas são de grande importância neste período, e devem ser efectuadas à tarde e de acordo com as necessidades das plantas. Semear: acelgas, agriões, alface de Outono e Inverno, beldroegas, bróculos tardios, cenouras, chicória, couve-de-bruxelas, couve-nabo, couve-flor tardia, ervilhas, feijão (de trepar e anão), nabo, rabanetes, repolho de Inverno, salsa

Mas não esquecer que, para além dos trabalhos na horta, também há muito que fazer na vinha, no jardim, no pomar, no campo, na adega e com os animais.

Diz o povo, na sua sabedoria construída e consolidada, ao logo dos anos, através da experiência do dia-a-dia, que “Em Julho, ceifa o trigo e faz o debulho. E, em o vento soprando, vai-o limpando.” Mas há outros provérbios que também se referem ao mês de Julho. Caso esteja interessado, pode conhecer Provérbios, Adágios e Ditados Populares sobre outros meses e/ou sobre outros assuntos.

Quem nasceu entre os dias 1 e 22 de Julho pertence ao signo Caranguejo: “Os nativos deste signo são tenazes, afectuosos, sociais, económicos e amigos do lar. Suas principais falhas: timidez, possessão, gulosice e indolência". Quem nasceu entre os dias 23 e 31 de Julho está sob o domínio do signo Leão: “Os nativos deste signo são líderes natos, sinceros, generosos, confiantes e bondosos. Suas principais falhas: orgulho enfatuado, soberba, snob superioridade e desdém.” Há 100 anos havia diversas superstições e crendices acerca do mês de Junho e destes signos: Caranguejo e Leão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...