Meses do ano: ABRIL

Entrados no mês de Abril, e já tendo passado o dia 1 deste mês (conhecido como o 'Dia das Mentiras'), lembramos que ABRIL vem do latim aprilis que, por sua vez, deriva do verbo aperire, que significa abrir, sendo o único dos meses cuja denominação faz lembrar a estação em que o colocaram, referindo-se ao abrir das flores na Primavera. Se quiser saber mais acerca deste mês>>>

Neste mês, este ano, os católicos celebram a Semana Santa e a Páscoa. Por todo o país, particularmente no Norte e no Centro, realizam-se inúmeras celebrações e actividades tradicionais, das quais destacamos: a ementa das almas, a serração da velha (entre outros usos, costumes e tradições), e, em particular, a Semana Santa em Braga e a Quaresma na Beira Baixa.

O Calendário Agrícola lembra-nos que, durante o mês de Abril, devemos “Proceder à preparação das terras destinadas às próximas sementeiras. Para aceleração das ervas daninhas devem-se lavrar e gradar as terras de pousio.” Não esquecer que, para além dos trabalhos no campo, também há muito que fazer na vinha, na horta, no pomar, no jardim, na adega e com os animais.

Neste mês de Abril, vamos celebrar o Dia da Aviação e Cosmonáutica, o Dia Mundial da Hemofilia e o Dia Internacional da Terra, entre outros.

No dia 20 de Abril de 1570 realizou-se, pela primeira vez, a Procissão de Nossa Senhora da Saúde, em Lisboa, como acção de graças por ter terminado a peste no Reino.

Não esquecer que neste mês, há outras datas comemorativas e efemérides que importa celebrar.

Diz o povo que “Se não chove em Abril, perde o lavrador couro e quadril.” Mas há outros provérbios que também se referem, com mais ou menos propriedade, a este mês. Quem estiver interessado, pode conhecer Provérbios, Adágios e Ditados Populares sobre outros meses e/ou sobre outros assuntos.

Quem nasceu entre os dias 1 e 20 de Abril está sob o signo Carneiro: “Os nativos deste signo são prudentes, activos, dedicados, entusiastas e persistentes. As suas principais falhas são: exagerados, vingativos, irritadiços e inconstantes.” Mas quem nasceu entre os dias 21 e 30 de Abril já pertence ao signo Touro: “Os nativos deste signo são inteligentes, voluntariosos, fiéis, generosos e enérgicos. As suas principais falhas são: vingativos, vaidosos, violentes e impiedosos”. Há 100 anos havia diversas superstições e crendices acerca do mês de Março e destes signos: Carneiro e Touro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...