Mês de Março de 2011

O nome do mês de Março teve origem no latino Martius. Foi consagrado por Rómulo a Marte (de quem aquele se intitulava filho), deus da guerra, pois entendia-se que era uma boa época para começar as guerras. Antes de cada expedição o general entrava no Templo de Marte, e diante dos escudos e das lanças, pronunciava esta invocação: “Vigia por nós, ó Marte!”. Se quiser saber mais acerca deste mês>>>

Este ano, Março é o mês do Entrudo! De Norte a Sul de Portugal, passando pela Madeira e Açores, o Entrudo continua a festejar-se de modo tradicional…

Passado o Entrudo, entramos na Quaresma (quarenta dias de preparação para a Páscoa…) e é durante este período de tempo que muitos usos, costumes e tradições ancestrais são vivenciados em diversas localidades do nosso país, caracterizando, de forma exemplar, a religiosidade popular que os nossos antepassados nos legaram.

O Calendário Agrícola lembra-nos que, durante o mês de Março, devemos “Continuar os trabalhos iniciados em Fevereiro, nomeadamente os respeitantes a adubações, correcções, lavras e cavas, preparando-se os terrenos para as sementeiras e plantações para o presente mês e seguinte. De preferência regar pela manhã, caso se verifique falta de água por escassez de chuvas, os talhões onde se efectuaram as sementeiras.” Não esquecer que, para além dos trabalhos na vinha, também há muito que fazer no campo, na horta, no pomar, no jardim, na adega e com os animais.

Não nos podemos esquecer que no mês de Março, vamos celebrar, a 19, o Dia de S. José/Dia do Pai, e que a 21, primeiro dia da Primavera, vamos celebrar o Dia da Árvore e da Floresta.

No dia 17 de Março de 1756, o Papa Bento XIV canonizou a Princesa Joana, actual padroeira da cidade de Aveiro.

Mas neste mês, há outras datas comemorativas e efemérides para celebrar.

Quem nasceu entre os dias 1 e 20 de Março pertence ao signo Peixes: “Os nativos deste signo são simpáticos, bondosos, prestáveis, sinceros e despreocupados. Suas principais falhas: super sensibilidade, irritação, rabugice e indecisão.” Já quem nasceu entre os dias 21 e 31 de Março está sob o signo Carneiro: “Os nativos deste signo são prudentes, activos, dedicados, entusiastas e persistentes. As suas principais falhas são: exagerados, vingativos, irritadiços e constantes.” Há 100 anos havia diversas superstições e crendices acerca do mês de Março e destes signos: Peixes e Carneiro.

Diz o povo que “Março liga a noite com o dia, o Manel com a Maria, o pão com o mato e a erva com o sargaço.” Mas há outros provérbios que também se referem, com mais ou menos propriedade, a este mês. Quem estiver interessado, pode conhecer Provérbios sobre outros meses e/ou sobre outros assuntos.

Bom mês de Março para todos(as)!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...