As Amendoeiras em Flor!

Entre os meses de Fevereiro e Março, a paisagem do Nordeste de Portugal, em plena Região Demarcada do Douro, transforma-se graças ao surpreendente espectáculo das Amendoeiras em Flor. É urgente fecharmos os nossos olhos ao Inverno melancólico que adormece a paisagem transmontana e abrir o olhar para a alegria das Amendoeiras em Flor, que surgem nas simpáticas vilas e aldeias da Região do Nordeste.

Nesta época do ano, os campos de cultivo, e não só, cobrem-se com um manto branco e rosado, tão característico da flor da amendoeira, inundando os sentidos com cores e aromas deliciosos. O espectáculo da amendoeira florida faz o deleite não só da população local, como também dos inúmeros visitantes dos vários pontos do país e da vizinha Espanha que procuram, essencialmente, a beleza natural, ainda nada ou pouco alterada pela acção do Homem.

E tudo isto só é possível devido ao microclima, de características essencialmente mediterrânicas, que beneficia as localidades do Douro Superior, pelo que nesta região a Primavera anuncia-se com alguma antecedência. Está longe o termo do Inverno e já se anunciam os primeiros raios de Sol. Atingida uma temperatura ambiente cerca dos 12 graus, as amendoeiras desentranham-se em flores brancas e rosadas e toda a paisagem se transforma. E neste ambiente as pessoas sentem necessidade de sair para o ar livre, de encher os olhos de luz e de cor.

São inúmeras as Feiras e Mostras de Produtos Regionais e Locais: Azeite, Vinho, Enchidos, Queijo, Mel, Artesanato, etc., que contribuem para alegrar as ruas das povoações (Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Alfândega da Fé, entre outras) localizadas nesta região e as suas gentes, simples e hospitaleiras, honestas e trabalhadoras.

Assim, e indo ao encontro da necessidade de “ocupar”, particularmente os visitantes, os espectáculos de animação musical misturam-se aos sabores da riquíssima gastronomia que recheiam sorrisos e satisfazem “garfos exigentes”.

O Blogue «Passear em Portugal» sugere um passeio por alguma destas localidades durante a época das Amendoeiras em Flor, propondo um possível itinerário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...