Portal do Folclore Português - Novidades!

A partir do próximo dia 6 (Domingo) até ao dia 8 de Março (Terça-feira Gorda), vamos celebrar o Entrudo. É assim mesmo: em Portugal devemos celebrar o Entrudo! O Carnaval celebra-se no Brasil, em Veneza, pelo mundo fora. Mas em Portugal o Entrudo é que é (apesar dos Desfiles ou Corsos Carnavalescos made in Brasil que teimam em impor-se de Norte a Sul do país)!
Basta darmos um salto a Podence (Macedo de Cavaleiros) para festejarmos o Entrudo Chocalheiro ou Festa dos Caretos, ou, então, ir até Lazarim (Lamego) para podermos festejar o Entrudo dos Compadres, com os respectivos Caretos.

Já em Lindoso, Ponte da Barca, podemos celebrar o Entrudo do Pai Velho (tradição ancestral que repesca as raízes do verdadeiro Carnaval Português).

Também na Madeira e nos Açores o Entrudo pode ser festejado de acordo com as tradições populares locais, mais ou menos ancestrais.

Carlos Gomes, no seu artigo de opinião intitulado “A magia do Carnaval” afirma que “O termo Carnaval provém do latim "carpem levare" que significa "adeus carne" ou "retirar a carne" ou ainda estar associado a curru navalis que consistia num carro de rodas marítimo que saía para o mar e significava o retorno à pesca com a chegada da Primavera.”

Há quem diga que os pastéis de toucinho (às vezes impropriamente chamados de toucinho-do-céu), característicos de Vila Real, eram consumidos no convento de Sta Clara (que existiu no espaço do actual Seminário e onde terão sido inventados) na 5ª feira gorda (a seguir ao Carnaval, entre a Quarta-feira de Cinzas e a 1ª Sexta-feira da Quaresma).

O Entrudo, em especial o Domingo Gordo, era e ainda é a ocasião propícia a comer o bucho raiano (Beira Alta), sendo da tradição que a família se reúna em convívio para o saborear.

Destacamos, uma vez mais, a disponibilidade da Equipa do Portal do Folclore Português para elaborar, gratuitamente, uma página destinada à divulgação dos Grupos de Folclore que não tenham site ou blogue. Para saber mais informações, ou conhecer os Grupos que já beneficiaram desta iniciativa, visite esta página do Portal>>>

Para quem quiser acompanhar, mais de perto, as actualizações do Portal do Folclore Português e dos seus Blogues: Blog do Portal do Folclore Português | Etnografia em Imagens  | Passear em Portugal, poderá inscrever-se como nosso “AMIGO” no Facebook e/ou acompanhar-nos através do Twitter.

Também poderão aderir à respectiva Rede Social!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...