Portal do Folclore Português - Novidades!


A partir do próximo dia 27 de Fevereiro (Domingo) até ao dia 1 de Março de 2022 (Terça-feira Gorda), vamos celebrar o Entrudo

É assim mesmo: em Portugal devemos celebrar o Entrudo! 

O Carnaval celebra-se no Brasil, em Veneza, pelo mundo fora. Mas em Portugal o Entrudo é que é (apesar dos Desfiles ou Corsos Carnavalescos made in Brasil que teimam em impor-se de Norte a Sul do país)!

Basta darmos um salto a Podence (Macedo de Cavaleiros) para festejarmos o Entrudo Chocalheiro ou Festa dos Caretos, ou, então, ir até Lazarim (Lamego) para podermos festejar o Entrudo dos Compadres, com os respectivos Caretos.

Já em Lindoso, Ponte da Barca, podemos celebrar o Entrudo do Pai Velho (tradição ancestral que repesca as raízes do verdadeiro Carnaval Português).

Também na Madeira e nos Açores o Entrudo pode ser festejado de acordo com as tradições populares locais, mais ou menos ancestrais.

Carlos Gomes, no seu artigo de opinião intitulado “A magia do Carnaval” afirma que “O termo Carnaval provém do latim "carpem levare" que significa "adeus carne" ou "retirar a carne" ou ainda estar associado a curru navalis que consistia num carro de rodas marítimo que saía para o mar e significava o retorno à pesca com a chegada da Primavera.”

Há quem diga que os pastéis de toucinho (às vezes impropriamente chamados de toucinho-do-céu) e agora mais conhecidos como "Cristas", característicos de Vila Real, eram consumidos no convento de Sta Clara (que existiu no espaço do actual Seminário e onde terão sido inventados) na 5ª feira gorda (a seguir ao Carnaval, entre a Quarta-feira de Cinzas e a 1ª Sexta-feira da Quaresma).

O Entrudo, em especial o Domingo Gordo, era e ainda é a ocasião propícia a comer o bucho raiano (Beira Alta), sendo da tradição que a família se reúna em convívio para o saborear.

Destacamos, uma vez mais, a disponibilidade da Equipa do Portal do Folclore Português para elaborar, gratuitamente, uma página destinada à divulgação dos Grupos de Folclore que não tenham site ou blogue. Para saber mais informações, ou conhecer os Grupos que já beneficiaram desta iniciativa, visite esta página do Portal>>>

Para quem quiser acompanhar, mais de perto, as actualizações do Portal do Folclore Português e dos seus Blogues: Blog do Portal do Folclore Português | Etnografia em Imagens  | Passear em Portugal, poderá inscrever-se como nosso “AMIGO” no Facebook e/ou acompanhar-nos através do Twitter.

Também poderão aderir à respectiva Rede Social!

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março