Mês de Fevereiro de 2011

Terminou o mês de Janeiro e eis-nos entrados em Fevereiro, cujo provém do latim Februarius, mês da expiação e purificação. Expiação porque no dia 15, no calendário romano, havia a Februa, grande festa de purgação e expiação.

Nos dias 2 e 3 deste mês, em Vila Real, mais concretamente na Vila Velha (zona onde nasceu a cidade há mais de 700 anos…) celebra-se a Festa de S. Brás, com uma curiosa tradição: os rapazes estão obrigados a dar a "gancha" à rapariga que no dia 13 de Dezembro (Festa de Sta Luzia) lhe deu o “pito".

Para além desta, há outras Festas e Romarias de Norte a Sul de Portugal que, eventualmente, lhes interessa conhecer e, quem sabe, até participar nas actividades aí realizadas.

O Calendário Agrícola diz-nos que, durante o mês de Fevereiro, “Na vinha, se deve prosseguir com as fertilizações iniciadas no mês anterior. Reparar bardos, lateiros e ramadas, substituindo ou endireitando os esteios e esticando ou consertando os arames. Iniciar a enxertia, utilizando castas apropriadas, nos locais abrigados. Cortar as raízes que surjam por cima da soldadura do enxerto”. Para além dos trabalhos na vinha, também há muito que fazer no campo, na horta, no pomar, no jardim, na adega e com os animais.

Neste mês, tal como no anterior e nos seguintes, há diversas datas comemorativas e efemérides para celebrar.

Quem nasceu entre os dias 1 e 18 de Fevereiro pertence ao signo Aquário: “Os nativos deste signo são inteligentes, enérgicos, francos, leais e alegres. Suas principais falhas: egoísmo, tendência a opiniões dogmáticas e ódio por quem os iludir.” Já quem nasceu entre os dias 19 e 28 ou 29 de Fevereiro pertence ao singo Peixes: “Os nativos deste signo são simpáticos, bondosos, prestáveis, sinceros e despreocupados. Suas principais falhas: super sensibilidade, irritação, rabugice e indecisão.” Há 100 anos havia diversas superstições e crendices acerca do mês de Fevereiro e destes signos: Aquário e Peixes.

Diz o povo que “Ao Fevereiro e ao rapaz perdoa tudo o que faz, se o Fevereiro não for secalhão e o rapaz não for ladrão.” Mas há outros provérbios que também se referem, com mais ou menos propriedade, a este mês. Tal como há superstições e crendices relativas ao mês de Fevereiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...