Mês de Janeiro de 2011

Entrados no ano de 2011, não podemos deixar de referir que Janeiro é o primeiro mês desde que, no ano 153 antes de Cristo, os romanos decidiram que cada ano teria o seu início no dia 1 deste mês em homenagem a Jano, que os protegeu durante a guerra com os Celtiberos. Até então, o ano começava a 15 de Março e Janeiro era o 11º mês do ano, por vontade do 2º rei de Roma, Numa Pompílio.

Durante este mês, há inúmeras tradições e costumes populares que importa recordar, como, por exemplo: "Cantar os Reis" e "Cantar as Janeiras". Diversos cancioneiros populares e tradicionais a isso fazem referência.

No dia 20 de Janeiro celebra-se, de Norte a Sul do nosso país, o Mártir São Sebastião (protector contra a peste), Em algumas aldeias do concelho de Boticas (região de Barroso, no Norte do distrito de Vila Real) há, neste dia, algumas tradições que possuem características comunitárias muito próprias, com destaque para a Mezinha de São Sebastião.

Também em Sta Maria da Feira se celebra este mártir, com inúmeras actividades, sendo de destacar a Bênção das Fogaças e a Procissão.

Para além destas, há outras Festas e Romarias de Norte a Sul de Portugal que, eventualmente, lhes importa conhecer.

O Calendário Agrícola diz-nos que “Janeiro é o mês das lavouras da terra. Preparação de todas as culturas do Inverno e das terras para batatal (iniciando-se, onde for possível, a plantação da batata precoce).” Para além dos trabalhos no campo, também há muito que fazer na horta, no pomar, no jardim, na vinha, na adega e com os animais.

Neste mês há diversas datas comemorativas e efemérides para celebrar.

Quem nasceu neste mês, entre os dias 1 e 20, pertence ao signo Capricórnio: “Os nativos deste signo são sagazes, económicos, cautelosos, práticos e diplomatas. Suas principais falhas: ambição, rispidez, egoísmo e avareza.” Quem nasceu entre os dias 21 e 31 de Janeiro já pertence ao signo Aquário: “Os nativos deste signo são inteligentes, enérgicos, francos, leais e alegres. Suas principais falhas: egoísmo, tendência a opiniões dogmáticas e ódio por quem os iludir.” Há 100 anos havia diversas superstições e crendices acerca destes signos: Capricórnio e Aquário.

Diz o povo que “Em Janeiro, sobe ao outeiro. Se vires verdejar, põe-te a chorar; se vires terrear, põe-te a cantar.” Mas há outros provérbios que também se referem, com mais ou menos propriedade, a este mês. Tal como há superstições e crendices relativas ao mês de Janeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...