Festas em honra de S. Sebastião - 20 de Janeiro

No dia 20 de Janeiro celebram-se, um pouco por todo o país, festas em honra do Mártir São Sebastião.

São Sebastião é um santo "protector contra a peste" e "padroeiro dos arcabuzeiros e dos soldados, dos entalhadores de pedra, dos mestres de tapeçaria, dos jardineiros e dos bombeiros", e pouco mais se sabe do que o seu suplício, quando o amarraram a um poste e crivaram de flechas, cerca do ano 302-304, e do que o seu enterro nas catacumbas da Via Appia, em Roma, no tempo do imperador Diocleciano.

Em algumas aldeias do concelho de Boticas (região de Barroso, no Norte do distrito de Vila Real), com características comunitárias muito próprias, ainda há quem, neste dia, tudo faça para preservar algumas tradições, com destaque para a Mezinha de São Sebastião.

Também em Sta Maria da Feira se celebra uma grande festa em honra este mártir, com inúmeras actividades, sendo de destacar a Bênção das Fogaças (doce regional, feito com farinha de trigo e cujo formato foi inspirado nas quatro torres do castelo) e a Procissão.

Segundo lembra a tradição, a Festa das Fogaceiras teve origem num voto ou promessa feita ao mártir S. Sebastião, quando, em 1505, as terras de Santa Maria foram assoladas por um surto de peste e o povo prometeu que, em troca de protecção, ofereceria ao santo, todos os anos, um pão doce chamado fogaça.

O santo atendeu e o povo cumpre, anualmente, com a sua promessa.

1 comentário:

  1. AGRUPAMENTO MUSICAL BOEINGS
    www.boeings.blogspot.com
    http://www.facebook.com
    http//boeings.hi5.com
    boeings@sapo.pt
    agrupamentomusicalboeings@hotmail.com
    Rua do Belo Monte, nº. 607 – 3º. Dtº.
    4430 – 029 MAFAMUDE – V. N. GAIA
    Contactos: Fernando Jorge – 962454172
    CELESTINO - 917438423

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...