Etnografia em imagens - novas fotografias com texto explicativo

No blogue ETNOGRAFIA EM IMAGENS foram colocadas novas fotografias sobre Ponte do Lima - Monumentos e Gastronomia, sobre Monumentos ao Folclore e sobre Lousã.

Peculiaridades das Gastronomias Regionais

Embora seja um país relativamente pequeno em dimensão física, Portugal é enorme quando se fala nas respectivas características sócio-culturais, nos seus diversos aspectos. A Gastronomia é uma delas.

De Norte a Sul de Portugal Continental e nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores há peculiaridades nas gastronomias das diversas regiões, e mesmo em algumas localidades, que as diferenciam das outras de um modo muito marcante.

Alguns exemplos:

Trás-os-Montes e Alto Douro
»» «Pitos» de Sta Luzia e «ganchas» de S.Brás
»» Alheira de Mirandela
»» Covilhetes - Vila Real
»» Pastéis de Toucinho - Vila Real

Beira Alta

»» Bucho Raiano
»» Cavacas de Resende

Madeira
»» Bolo do Caco

Estremadura
»» O Catrepe da Freixianda

Se conhece alguma receita "muito peculiar" de uma região ou localidade, agradecemos que no-la envie por email. Desde já, os nosso agradecimentos.

Novo blogue - "Etnografia em imagens"

A Equipa do Portal do Folclore Português criou um espaço na internet - A Etnografia em Imagens -, através do qual pretende preservar e divulgar imagens: fotos, postais, desenhos, pinturas, aguarelas, etc. sobre aspectos diversificados do Folclore, da Etnografia e da Cultura Popular Portuguesa, sem esquecer as Terras e as Gentes de Portugal, este pequeno mas belo “jardim à beira mar plantado”.

As primeiras imagens que vão ser colocadas foram gentilmente disponibilizadas pelo Dr. Carlos Gomes, principal mentor da criação de um espaço na internet onde todos os interessados possam encontrar elementos visuais relacionados, directa ou indirectamente, com o Folclore, a Etnografia e a Cultura Popular Portuguesa.Mais uma vez, os nosso agradecimentos ao Dr. Carlos Gomes.

Todos(as) os(as) interessados em colaborar com esta iniciativa, podem enviar, por email, fotos, postais, etc. para serem disponibilizados neste Blog, desde que se enquadram nos objectivos definidos, devendo indicar o autor, localização e todas as informações textuais que achem por bem.

Para todos, também os nossos agradecimentos!

Artigos de opinião de Carlos Gomes

»» O Traje Masculino do Alto Minho
Desde os primórdios da humanidade, a função primordial do vestuário consistiu em agasalhar. Porém, para além do conforto que proporcionava, o Homem sentiu ainda a necessidade de se cobrir e criar a sua intimidade, à semelhança de Adão e Eva ao tomarem a consciência da sua própria nudez.

»» A Indústria Chapeleira e o Traje Tradicional

A fotografia constitui uma das fontes documentais não apenas para quem estuda os acontecimentos da História contemporânea como também para quem procura com algum rigor conhecer os usos e costumes desde meados do século XIX, nomeadamente aspectos relacionados com o traje utilizado à época.

A Páscoa: das origens pagãs à actualidade

Na Páscoa, o Cristianismo celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo, o que faz desta festividade porventura a mais importante e de maior significado para os cristãos. Com efeito, é a crença na ressurreição de Jesus Cristo que distingue a fé cristã em relação a outras confissões religiosas. Foi apenas no século II que a Igreja Católica fixou a Páscoa no domingo, sem a menor referência à celebração judaica. Sucede que Jesus Cristo, segundo o calendário hebraico, terá morrido em 14 de Nissan, precisamente o início do Pessach ou seja, o mês religioso judaico que marca o início da Primavera. (Carlos Gomes)

Ler todo o artigo de opinião>>>

Évora celebra "Segunda-feira de Páscoa" - 5 de Abril


Évora celebra "Segunda-feira de Páscoa"
Porque as tradições de cada povo constituem um património único, a Câmara Municipal de Évora irá recriar, no Alto de São Bento, a "Segunda-Feira de Páscoa".

Esta iniciativa cultural e gastronómica, que decorrerá no próximo dia 5 de Abril, insere-se na Rota de Sabores Tradicionais e pretende que os eborenses recriem a tradição ancestral de, na segunda-feira de Páscoa, se deslocarem ao campo para desfrutar da beleza primaveril que, por alturas de Abril, inunda a região transtagana.

Saber mais>>>

CARTAZES - Divulgar iniciativas

O Portal do Folclore Português pretende divulgar os Cartazes de iniciativas relacionadas com a Cultura Popular Portuguesa, o Folclore e a Etnografia. Devem ser enviados via email, atempadamente!

Desde já podem ver os Cartazes disponíveis>>>
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...