Encontros e Festivais de Folclore

A maior parte dos Grupos de Folclore existentes no nosso País, ou integrados nas Comunidades Portuguesas espalhadas pelos “quatro cantos do mundo”, realizam, pelo menos, anualmente um Encontro ou Festival de Folclore, de um modo muito especial nos meses de Verão.

O Portal do Folclore Português procura recolher e sistematizar informações sobre este tipo de iniciativas para divulgação gratuita nas suas páginas.

Quem estiver interessado, basta preencher o formulário disponível online ou enviar um email com as informações mais importantes (designação, data, hora, local, grupos participantes, etc.).

Participem! Divulguem o Festival de Folclore organizado pelo vosso Grupo onde aquele onde vão participar. Também podem divulgar outro tipo de iniciativas.

Feiras de Artesanato, Gastronomia, Produtos Regionais e outras...

Anualmente, todos os meses ou com outra periodicidade, realizam-se, de Norte a Sul de Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, inúmeras Feiras dedicadas a temas diversificados, com destaque para o Artesanato, a Gastronomia – onde se incluem os Festivais ou Semanas Gastronómicas -, os Produtos Regionais e Locais (Fumeiro e Enchidos, Doçaria, Vinhos, Azeite, Mel, Cerejas, Castanhas, etc.), sem esquecer as Feiras Medievais ou as Feiras Históricas

O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa pretende sistematizar as informações recolhidas sobre a realização das referidas Feiras e disponibilizá-los a todos os interessados online.

Quem quiser colaborar, pode enviar-nos as informações que considerar adequadas.

Desde já, os nossos agradecimentos.

Artesanato Tradicional

«Num mundo em acelerada mutação, os valores e raízes tradicionais estão cada vez mais esbatidos na memória colectiva e longínquos do quotidiano. O artesanato assume-se, assim e muitas vezes, como a presença viva da herança cultural que é matriz da nossa personalidade e identidade, diferentes das de outros povos e culturas. Testemunho incómodo por provir da espontânea expressão do povo que, embora com reduzida formação académica, é riquíssimo no acumular de experiências e na arte de saber fazer. Resistindo a um pseudo-intelectualismo, que o marginaliza, ou a um forçado e propagandeado exotismo, que o escravizou, o trabalho de criação manual tem sabido sublimar-se, chegando aos nossos dias pleno de uma pureza, conquistadora de uma crescente aceitação dos que se reencontram na beleza dos nossos produtos artesanais.»
Rui de Abreu de Lima, in Artesanato Tradicional Português - V - Trás-os-Montes e Alto Douro

Visitem a página do Portal do Folclore Português sobre Artesanato Tradicional

Textos e Opiniões

O Portal do Folclore Português tem um espaço dedicado à opinião de diversas individualidades relacionadas com o Folclore e a Etnografia de Portugal.

Uma delas é o Dr. Carlos Gomes, Licenciado em História, que há muito vem escrevendo sobre temas que interessam a todos quantos se preocupam com a Cultura Popular do nosso Povo.

Assim, sugerimos que façam uma visita a «A opinião de Carlos Gomes».

Se tiver algum texto escrito sobre algum tema relacionado a Cultura Popular Portuguesa em qualquer das suas vertentes ou facetas, pode enviá-lo para publicação nas páginas do Portal do Folclore Português.

Meses do ano: JANEIRO

JANEIRO

O nome deste mês provém de Janus, deus romano que foi dotado por Saturno com a graça de conhecer, no passado e no presente, tudo o que quisesse.

Este deus que presidia ao tempo, à paz e à guerra, era representado por uma cara com duas faces: uma virada para o passado outra para o futuro.  Ler mais>>>

Conheça algumas data comemorativas e efemérides realizadas durante este mês, assim como quais os Feriados Municipais que se realizam em Janeiro.

Pessoas e "Gentes" das nossas terras...

Sem dúvida que as pessoas são uma das maiores riquezas que Portugal tem. Como indivíduo, com características pessoais únicas e irrepetíveis, ou como membro de um um grupo sócio-cultural e/ou económico, o Português é, nas palavras de Jorge Dias "... um misto de sonhador e de homem de acção, a que não falta certo fundo prático e realista. (...) é mais idealista, emotivo e imaginativo do que homem de reflexão. O Português é, sobretudo, profundamente humano, sensível, amoroso e bondoso, sem ser fraco. Não gosta de fazer sofrer e evita conflitos, mas, ferido no seu orgulho, pode ser violento e cruel." (in Os Elementos Fundamentais da Cultura Portuguesa)

Ao longo dos últimos quase 150 anos, muitos(as) têm dedicado as suas vidas à investigação, à recolha, à preservação e à divulgação da Cultura Popular Portuguesa, nas suas diversas vertentes.
 
Conheça a vida e a obra de algumas dessas Pessoas>>>

Festas em honra de S. Sebastião


São Sebastião - "Protector contra a peste" e "Padroeiro dos arcabuzeiros e dos soldados, dos entalhadores de pedra, dos mestres de tapeçaria, dos jardineiros e dos bombeiros" (Ler mais>>>)

De Norte a Sul do Pais, no dia 20 de Janeiro, há muitas festas em honra do Mártir S. Sebastião.

No entanto, sugerimos as seguintes:

- Diversas localidades do concelho de Boticas - Vila Real

- Festa da Fogaceiras - Sta Maria da Feira

Divirtam-se!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...