A opinião de Carlos Gomes sobre diversos temas

Quando em 1717 se iniciou a construção do Convento de Mafra, não se imaginava o impacto social e cultural que o mesmo viria a produzir mormente na região. Inicialmente pensado para ser erguido nos terrenos pertencentes aos marqueses de Ponte de Lima, então donatários da vila de Mafra, com vista a alojar uma dezena de frades da Ordem de S. Francisco da Província da Arrábida,...

»» Trafaria: uma terra piscatória em declínio
O estudo da geologia revela-nos que o rio Tejo corria mais a sul indo desaguar aproximadamente no local que actualmente se designa por Lagoa de Albufeira, perto de Sesimbra. Lentamente, foi alterando o seu percurso até formar um delta e, finalmente, formar a sua foz junto ao Bugio, a pouca distância de Lisboa.

»» Museu de Arte Popular vai ser reabilitado
Depois de ter estado prevista a extinção do Museu de Arte Popular e a sua substituição pelo Museu da Língua Portuguesa, eis que o actual governo corrige a sua estratégia e adopta uma medida mais sensata que vai no sentido da preservação de um espaço museológico que, para além de constituir um mostruário das nossas tradições, representa ainda do ponto de vista museológico uma concepção que marca uma época e, como tal, merecia ser preservado.

»» Na Freixianda, concelho de Ourém, venerava-se outrora Nossa Senhora da Purificação
A Freixianda, no concelho de Ourém, leva anualmente a efeito os tradicionais festejos em honra de Nossa Senhora das Candeias que se realizam invariavelmente em Fevereiro. Porém, em tempos idos, as suas gentes invocavam Nossa Senhora da Purificação, constituindo esta uma das formas como em Portugal se venera a Virgem Maria.

»» As origens da Contradança remontam ao século XIX
Desde a mais remota antiguidade, os povos estabelecem contacto entre si pelas mais variadas razões, desde a necessidade de estabelecerem trocas comerciais às contingências da guerra com que rivalizam, estabelecendo relações de dominação ou simplesmente a ancestral curiosidade de alguns que, com o decorrer dos séculos, viria a originar o turismo moderno.

»» Viana do Castelo foi terra de Salineiros
Não é apenas em Alcochete e na Figueira da Foz, Alcácer do Sal e Olhão que se explora o sal nas marinhas. Também outrora, na foz do rio Lima, se explorou o sal e, onde actualmente apenas se avistam os sapais, seguiam descalços os marnotos para proceder à sua recolha.

»» Requiem pelo Museu de Arte Popular
O Museu de Arte Popular encerrou as suas portas para dar lugar ao “Museu da Língua Portuguesa”. Ao contrário do que se verifica noutras capitais europeias, o povo português deixou de possuir em Lisboa um espaço museológico onde dava a conhecer as suas tradições mais genuínas, o seu artesanato e os seus trajes característicos, enfim os seus usos e costumes.

»» Cultura Avieira: um Património que urge preservar
As aldeias avieiras correm o risco de desaparecer a curto prazo se entretanto não forem tomadas medidas de salvaguarda etnográfica. Construídas inicialmente em madeira, o tijolo e o cimento têm vindo a tomar o seu lugar devido à sua precariedade ao ponto de ameaçarem a ruína.

»» Traje à Vianesa - ex-libris de Portugal
A Câmara Municipal de Viana do Castelo editou recentemente o livro “Um Traje da Nação. Traje à Vianesa”, da autoria de António Medeiros, Benjamim Pereira e João Alpuim Botelho.

»» Minifúndio do Minho garante sobrevivência aos Agricultores
Um responsável governamental no Distrito de Viana do Castelo, reportando-se ao panorama que caracteriza a propriedade rural no Alto Minho, veio há algum tempo defender em público o “enterro definitivo da cultura do minifúndio tão característica de outros tempos”, considerando-a alegadamente responsável pelo atraso socioeconómico da região.

»» A Magia do Carnaval
O termo Carnaval provém do latim "carpem levare" que significa "adeus carne" ou "retirar a carne" ou ainda estar associado a curru navalis que consistia num carro de rodas marítimo que saía para o mar e significava o retorno à pesca com a chegada da Primavera.

1 comentário:

  1. Olá querido irmão em Jesus Cristo.
    A mensagem que Jesus nos entregou através do Espírito Santo está disponibilizada gratuitamente na internet.

    http://livrodoespiritosanto.webnode.com.br/
    http://avisosdoceu.webnode.com.br/links-/
    http://verdadedabiblia.webnode.com.br/
    http://joaorevela.blogspot.com/

    Desde já agradecemos seu interesse estamos orando para que Jesus revele para você todo o plano da salvação humana. O que está claramente revelado em nosso trabalho. Um fraternal abraço de seu irmão em Jesus Cristo. João Joaquim Martins.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...