Festas de S. Brás - "Vila Velha" - Vila Real


Nos dias 2 e 3 de Fevereiro de cada ano, celebra-se a Festa em honra de S. Brás, sua capelinha da "Vila Velha", em Vila Real, cumprindo-se ou fazendo-se novas promessas de tagarelas afónicas, gargantas desafinadas, rouquidões tísicas, nós que não desatam, bocas abertas de espanto ou outros engaranhos orais.


Com os tempos vieram outras andanças e modas, e outros modos de celebrar, cumprir a prometer.

Todos lá vão, estudantes, doutores ou iletrados, e fazem a volta ao cemitério, às arrecuas, sem abrir a boca para não entrar enguiço.

Depois, é a festa, os foguetes e os sinos com a música a acompanhar e as quadras que ninguém esquece e trauteia ao compasso do badalo da torre da Igreja de S. Dinis:

Eu vou ao S. Brás
de cú para trás
comprar uma gancha
p'ró meu rapaz

Eu vou ao S. Brás
de cú para a frente
comprar uma gancha
p'rá minha gente

Eu vou ao S. Brás
de cú para o lado
comprar uma gancha
p'ró meu namorado


Saber mais sobre esta festa e tradições relacionadas, aqui.

Sugestões:


Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março